InícioImposto de RendaImposto de Renda: Como declarar Tesouro Direto (passo-a-passo)

Imposto de Renda: Como declarar Tesouro Direto (passo-a-passo)

No post de hoje, trazemos tutoriais completos com o passo-a-passo para declarar suas aplicações en Tesouro Direto no Imposto de Renda.

Imagem de um vaso de plantas com moedas no lugar da terra.
Créditos da imagem: Unsplash/Micheile.

Os investimentos em títulos públicos do governo, através do Tesouro Direto, são considerados os mais seguros do país, sendo até mais seguros que a aplicação na caderneta de poupança; além de serem práticos, o Imposto de Renda é retido na fonte, dispensando a emissão de DARFs como acontece no caso das ações.

Neste post, preparamos tutoriais passo-a-passo, para que você possa declarar suas aplicações em Tesouro Direto da maneira correta no Imposto de Renda em 2022, e sem medo de errar.

Índice

Manifestando a posse dos títulos de Tesouro Direto no Imposto de Renda

Primeiramente, a posse dos títulos do Tesouro Direto deve ser manifestada através da ficha Bens e Direitos da declaração do Imposto de Renda.

As informações que devem ser usadas para o preenchimento da Declaração do IRPF 2022 constam no Informe de Rendimentos encaminhado pela corretora pela qual foram adquiridos os títulos.

Dessa forma, siga os passos abaixo para a inclusão dos ativos:

  1. Em primeiro lugar, abra o Programa Gerador da Declaração (PGD) do Imposto de Renda; então, clique no botão “Bens e Direitos”:
Captura de tela mostrando a página inicial do Programa do Imposto de Renda, com o botão “Bens e Direitos” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Em seguida, clique no botão “Novo”, localizado no canto inferior direito da página para adicionar um novo ativo:
Captura de tela mostrando a ficha de Bens e Direitos do Programa do Imposto de Renda, com o botão “Novo” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Logo após, selecione o grupo “04 – Aplicações e Investimentos”:
Captura de tela mostrando a ficha de Bens e Direitos do Programa do Imposto de Renda, com a opção “04 – Aplicações e Investimentos” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. E então, selecione o código “02 – Títulos públicos e privados sujeitos à tributação”:
Captura de tela mostrando a ficha de Bens e Direitos do Programa do Imposto de Renda, com a opção “02 – Títulos públicos e privados sujeitos à tributação” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Então, preencha os campos “CNPJ”, “Discriminação” com os dados do título e “Situação em 31/12/2021” com o valor informado no Informe da corretora:
Captura de tela mostrando a ficha de Bens e Direitos do Programa do Imposto de Renda, com os campos preenchidos em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Por fim, repita esses passos caso tenha mais de um título.

“E se um título tiver vencido em 2021?” Informando os rendimentos no Imposto de Renda

Caso algum investimento do Tesouro Direto tenha vencido no ano de 2021, é preciso informar os rendimentos que vieram desse título na Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2022.

Portanto, com o Informe de Rendimentos da sua corretora em mãos, proceda da seguinte maneira:

  1. Retorne ao item adicionado em Bens e Direitos, e desça até o final da página, onde terá o botão “Informar Rendimento Exclusivo” conforme abaixo:
Captura de tela mostrando o Programa do Imposto de Renda, aberto na ficha “Bens e Direitos” e o botão “Informar Rendimento Exclusivo” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Clicando no botão, será direcionado à ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva” do Imposto de Renda, na qual as informações do beneficiário e da fonte pagadora já virão pré-preenchidos a partir dos dados informados em “Bens e Direitos”. Então, deverá comunicar o rendimento do título no tempo que o carregou no campo “Valor”:
Captura de tela mostrando o Programa do Imposto de Renda, aberto na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva” e a opção “Valor” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.

“É minha primeira vez preenchendo a Declaração do Imposto de Renda sozinho e estou perdido. E agora?”

Imagem do professor Jhonny Martins. Ele tem a pele bronzeada, cabelos e olhos escuros e barba por fazer. Ele está sorrindo, vestindo uma camiseta preta e pulseira azul no braço direito. Está sentado com um computador à sua frente e uma mão sobre a outra.
Créditos da imagem: Finclass.

Caso seja sua primeira vez prestando contas para o Leão e esteja inseguro, não se preocupe.

Esses posts irão te auxiliar a declarar seus ativos no IRPF 2022:

Igualmente, também preparamos uma série especial de aulas teóricas e práticas sobre o Imposto de Renda, que você já pode conferir em nossa plataforma.

Jhonny Martins, que é vice-presidente do SERAC Contabilidade, advogado e estrategista tributário com 20 anos de experiência no mercado foi o convidado para mostrar como se faz na prática e tirar todas as suas dúvidas sobre a lógica do IRPF 2022.

Afinal, uma declaração de Imposto de Renda bem-feita pode não só te fazer desembolsar menos dinheiro com tributos esse ano, bem como pode fazer você receber uma restituição de parte dos impostos pago em 2021.

Assine já a Finclass e assista às aulas de Jhonny, que é uma autoridade quando o assunto é Imposto de Renda para investidores!


Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments