InícioFinanças PessoaisO que é renda ativa, quais os tipos, benefícios e desvantagens?

O que é renda ativa, quais os tipos, benefícios e desvantagens?

No que diz respeito à renda ativa, não tem mistério: são as receitas que você gera a partir do próprio esforço — o salário que recebe mensalmente, por exemplo.

Esses ganhos costumam ser mais consistentes e, justamente por causa disso, são os recursos-base do seu planejamento financeiro. Com eles, é possível economizar para o futuro, construir uma reserva de emergência e, é claro, investir.

Continue na leitura para aprender:

  • O que é renda ativa?
  • Quais são os tipos de renda ativa?
  • Quais são os benefícios da renda ativa?
  • Quais as desvantagens da renda ativa?
  • Qual é a diferença entre renda ativa e renda passiva?
  • É melhor renda passiva ou ativa?
  • Como aumentar a renda ativa de uma pessoa?

No final, ainda reservamos uma dica imbatível sobre onde você pode continuar aprendendo sobre o mercado financeiro.

O que é renda ativa?

A renda ativa é o tipo de rendimento que você obtém diretamente pelo seu trabalho ou atividade profissional. Isso inclui salários, comissões, honorários e aluguéis de imóveis que você administra pessoalmente, bem como lucros de empresas nas quais atua ativamente. 

É chamada de “ativa” porque depende da sua participação contínua e esforço para ser gerada. Inclusive, é o oposto da renda passiva, já que esta é obtida sem a necessidade de trabalho contínuo.

Além de ser a principal fonte de renda para muitas pessoas, a renda ativa também é um dos instrumentos mais importantes para construir uma base financeira sólida. 

Afinal, ela não apenas cobre as despesas diárias, mas também pode ser direcionada para investimentos que gerem renda passiva no futuro.

Quais são os tipos de renda ativa?

Salários, vendas e trabalhos autônomos são os principais tipos de renda ativa. É com esses recursos que a maior parte da população custeia as suas despesas e financia os seus projetos.

Saiba mais sobre cada um deles:

Salário

Embora o salário seja a forma mais comum de renda ativa, o ideal é que uma pessoa tente não se contentar apenas com o valor recebido mensalmente. 

Buscar aprimoramento profissional e desenvolver novas habilidades, por exemplo, pode resultar em promoções e aumentos. Além disso, explorar oportunidades de renda extra, como trabalhos freelancer ou investimentos em educação, são formas de complementar significativamente a renda mensal e, consequentemente, proporcionar maior segurança financeira.

Vendas

Trabalhar com vendas é uma oportunidade de controlar diretamente seu potencial de ganhos. Ao investir em técnicas eficazes e se manter atualizado com as tendências e comportamentos do mercado, você pode aumentar consideravelmente esse tipo de renda ativa.

Trabalho autônomo

O trabalho autônomo ocasiona em uma maior flexibilidade e controle sobre as finanças, mas também exige uma gestão financeira rigorosa. 

Aqui, vale estabelecer um orçamento claro, separar finanças pessoais das profissionais e estar preparado para períodos de instabilidade financeira.

Quais são os benefícios da renda ativa?

A renda ativa oferece benefícios significativos, como a entrada imediata de dinheiro na conta. Com uma fonte do tipo, você tem um fluxo de caixa regular, o que permite um planejamento financeiro mais eficaz e previsível. 

E tem mais: é a renda ativa que proporciona segurança em momentos de incerteza econômica, já que o trabalho remunerado direto geralmente vem com proteções legais e benefícios adicionais, como planos de saúde e aposentadoria.

Além disso, é por meio dela que se pode construir um portfólio de investimentos que te leve a obter também uma renda passiva, ou construir uma reserva de emergência

Em resumo, contar com uma renda ativa é ter à disposição uma fonte regular e sólida para conseguir receber periodicamente o dinheiro necessário para bancar seu estilo de vida, pagar as suas despesas e planejar o seu futuro.

Quais as desvantagens da renda ativa?

A dependência direta do tempo e do esforço pessoal para ganhar dinheiro é uma das principais desvantagens da renda ativa. A dinâmica é simples: para manter o fluxo de renda, é necessário continuar trabalhando, o que pode limitar a flexibilidade e a liberdade de tempo. 

Outro ponto negativo é o seguinte: a renda ativa geralmente não oferece oportunidades de crescimento exponencial, já que os ganhos estão diretamente ligados ao número de horas trabalhadas. 

Mais um ponto é a vulnerabilidade a crises econômicas ou a mudanças no mercado de trabalho. Em contextos menos favoráveis, possivelmente a estabilidade do emprego é afetada. Consequentemente, a renda sofre um impacto também.

Qual é a diferença entre renda ativa e renda passiva?

A principal diferença entre renda ativa e renda passiva está na forma como o dinheiro é ganho. A renda ativa requer esforço direto e contínuo para gerar ganhos, como um salário, vendas ou trabalho autônomo. Por outro lado, a renda passiva provém de investimentos ou atividades que, uma vez estabelecidas, exigem pouca ou nenhuma intervenção contínua. 

Exemplos de renda passiva incluem aluguéis de imóveis, dividendos de ações e royalties de livros. Em termos mais populares, é quando “o dinheiro trabalha por você”, proporcionando ganhos regulares sem a necessidade de esforço constante.

Na renda ativa, porém, uma pessoa troca seu tempo e habilidades por dinheiro. Logo, precisa estar presente e ativo no processo.

É melhor renda passiva ou ativa?

Pode-se dizer que a renda passiva e a ativa são complementares, embora o desejo da maioria das pessoas seja unicamente viver de renda passiva, ou seja, receber periodicamente uma quantidade robusta de dinheiro, sem precisar demandar esforço para isso.

Na prática, a combinação de ambas é um caminho seguro para quem almeja conquistar a independência financeira. Com organização, pode-se converter a renda ativa em renda passiva. 

Por exemplo: um investidor que consegue mensalmente destinar uma parcela do seu salário a um portfólio sustentável está indo em direção a um futuro no qual vai obter retornos sem precisar trabalhar para isso.

Como aumentar a renda ativa de uma pessoa?

Para aumentar a renda ativa, uma pessoa pode investir em educação e qualificação profissional. Isso porque melhorar habilidades e obter certificações relevantes são formas de abrir portas para promoções e melhores oportunidades de emprego — e, consequentemente, salários mais altos

Outro caminho é a diversificação de fontes de renda ativa. Por exemplo: além de um emprego principal, alguém pode buscar oportunidades de freelancer ou consultoria.

Empreender costuma ser uma alternativa popular. Iniciar o próprio negócio é o caminho escolhido por aqueles que buscam ter mais flexibilidade ao trabalhar e governar as próprias estratégias. Embora os louros pareçam atrativos, é também um caminho árduo: para tal, é preciso muita disciplina e paciência, especialmente se considerarmos que, no começo, uma pequena empresa dificilmente dará lucros substanciais. 

Continue aprendendo com a Finclass

Compreender o que é renda ativa e demais conceitos do mercado financeiro é o primeiro passo para aprender como administrar melhor o seu dinheiro. É a partir desse conhecimento que você vai descobrir as melhores estratégias para economizar, distribuir a sua renda e até escolher os investimentos mais adequados ao seu perfil.

Quer continuar a sua jornada de aprendizado? Te apresentamos a Finclass! Nesse streaming de finanças, você maratona conteúdos focados no universo financeiro assim como o faz na Netflix. E o melhor: com os maiores nomes do país!Assine a Finclass e dá o play!

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é economista e copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
POSTS RELACIONADOS
- Anúncio -

Mais Populares

Comentários Recentes