InícioInvestimentosCashback em fundos de investimentos: como funciona e vantagens

Cashback em fundos de investimentos: como funciona e vantagens

Sabia que alguns fundos de investimento oferecem cashback? Embora este não seja um atributo disponível em todos os fundos, ainda é um detalhe interessante para o investidor que busca alternativas de aplicação com taxas de administração menores e uma possibilidade de aumentar seus retornos.

No entanto, é preciso atenção: por mais que, para muitos, o cashback seja visto como uma grande vantagem, o ideal é que a sua escolha de fundos de investimento esteja alinhada com a sua estratégia — e não seja feita unicamente com base neste atributo.

Topa continuar lendo sobre o assunto para entender melhor? Siga conosco para aprender:

  • O que é cashback em fundos de investimento?
  • Como funciona o cashback em fundos de investimento?
  • O que é rebate fundo de investimento?
  • Quais são as vantagens do cashback em investimentos?
  • Quais as desvantagens do cashback em investimentos?
  • Quais os melhores fundos de investimento com cashback?

No final, ainda reservamos uma dica extra sobre onde você pode continuar aprendendo para se tornar um investidor mais inteligente!

O que é cashback em fundos de investimentos?

O cashback em fundos de investimento é um benefício oferecido por alguns bancos e corretoras, no qual uma parte da taxa de administração cobrada é devolvida ao investidor. 

Geralmente, esse valor é creditado diretamente na conta corrente, mas em alguns casos, pode ser concedido na forma de pontos que, ao acumularem uma determinada quantidade, retornam ao cliente como benefícios.

Essa prática oferece ao investidor uma oportunidade de “recuperar” parte dos custos de gestão e distribuição do fundo, o que pode aumentar potencialmente o retorno sobre o investimento.

Apesar de o valor devolvido ser geralmente modesto, ele pode ser reinvestido e, ao longo do tempo, esse reinvestimento tende a contribuir de forma relevante para o crescimento da rentabilidade, amplificando os ganhos obtidos com o fundo.

Além disso, essa estratégia pode ser vista como uma demonstração de transparência e, principalmente, como um incentivo das plataformas que distribuem este cashback, proporcionando uma vantagem adicional para atrair mais clientes e expandir sua base.

Qual a lógica por trás do cashback?

A lógica por trás do cashback em fundos de investimento está baseada no benefício para ambas as partes — as gestoras e as instituições que comercializam os fundos, como corretoras e bancos.

Não é regra, mas frequentemente as gestoras repassam parte da taxa de administração para as instituições financeiras, que distribuem seus produtos, permitindo que esses fundos sejam incluídos nos portfólios e oferecidos aos clientes das plataformas. Inclusive, essa prática é mais comum para fundos relativamente novos no mercado, que necessitam de um suporte comercial mais intenso para atingir o volume de recursos desejado pelo gestor.

De forma estratégica, algumas dessas instituições devolvem parte desta comissão aos clientes em forma de “cashback”, oferecendo um incentivo atrativo para conquistar e fidelizar sua base de investidores.

Como funciona o cashback em fundos de investimento?

Funciona da seguinte maneira: a gestora do fundo repassa uma parte da taxa de administração, que é uma cobrança feita sobre o patrimônio do fundo para cobrir os custos de sua gestão, para a corretora que distribui o fundo em sua plataforma.

Em seguida, o banco ou corretora reverte parte desse valor ao investidor na forma de cashback, creditando o valor diretamente em sua conta corrente ou como pontuação, conforme o modelo adotado por cada plataforma.

O cashback em fundos de investimento é uma modesta, porém interessante para aumentar a rentabilidade ao longo do tempo para investidores que já possuem investimentos.

Embora o valor devolvido possa ser pequeno, o reinvestimento desse montante pode gerar bons resultados no futuro. É importante, porém, avaliar se os fundos com cashback atendem às suas necessidades de investimento e não escolher apenas pela oferta desse benefício.

O que é rebate em fundo de investimento?

O rebate em fundos de investimento é o valor que a corretora recebe do gestor do fundo como compensação pela distribuição do produto em sua plataforma.

Essa prática é comum, principalmente para fundos recém-lançados que precisam acelerar a captação de recursos para alcançar o volume desejado. Assim, o repasse da gestora para a plataforma serve como uma estratégia eficaz para impulsionar a comercialização do fundo e aumentar sua visibilidade no mercado

Quais são as vantagens do cashback em investimentos?

Diminuição de taxas de administração, mais retorno sobre o investimento e mais transparência são algumas das vantagens que o cashback traz para os investimentos.

Entenda abaixo.

Diminuição de taxas de administração

O cashback, quando existente, reduz o impacto das taxas de administração sobre o retorno do investidor, já que parte do valor cobrado é literalmente devolvido.

Maior retorno sobre investimento

Optar por reinvestir o cashback permite ao investidor potencializar sua rentabilidade ao longo do tempo. Embora o valor devolvido possa ser pequeno, esse reinvestimento pode gerar uma grande diferença no retorno a longo prazo.

Mais transparência

A prática de cashback pode indicar uma relação mais transparente entre gestores e investidores, já que envolve a devolução de parte dos custos.

Quais as desvantagens do cashback em investimentos?

Dentre as desvantagens do cashback, podemos citar como principais a disponibilidade limitada, o foco em fundos específicos e os valores baixos.

Olha só:

Disponibilidade limitada

Nem todos os fundos ou corretoras oferecem cashback, o que pode limitar suas opções de investimento. Fundos mais consolidados no mercado, com uma base sólida de cotistas e uma reputação estabelecida, geralmente não veem a necessidade de repassar uma parcela da taxa de administração para a gestora. 

Da mesma forma, muitas corretoras e bancos — aqueles já estabelecidos e com boas plataformas —não sentem a necessidade de oferecer cashback como forma de fidelizar seus clientes.

Foco em fundos específicos

O cashback pode influenciar o investidor a selecionar fundos não pelo seu desempenho ou adequação ao perfil de risco, mas pela oportunidade de receber o benefício. Isso pode desviar o foco de uma estratégia que, embora não ofereça cashback, esteja mais alinhada com seus objetivos financeiros.

Valores baixos

O valor do cashback geralmente é pequeno, o que pode não fazer uma diferença significativa no curto prazo.

Quais os melhores fundos de investimento com cashback?

Ao buscar fundos de investimento com cashback, é importante priorizar aqueles que se alinham com sua estratégia e objetivos financeiros, em vez de focar apenas no benefício do cashback.

O ideal é que você verifique se a corretora ou banco onde você investe oferece a opção de cashback em fundos, especialmente se estiverem em fase de expansão e consolidação de clientes, como é o caso de alguns bancos digitais. Inclusive, muitas instituições utilizam essa estratégia para atrair investidores. 

Além disso, se assegure de que os fundos disponíveis com essa vantagem estejam alinhados com suas metas de investimento. Assim, você pode aproveitar o cashback sem comprometer a qualidade da sua carteira.

A tributação de cashback deveria existir?

Apesar de o cashback de fundos ser um recurso que o cliente recebe do banco ou corretora (pessoa jurídica), ele não é tributado atualmente. Como é um tema relativamente novo, ainda não há consenso sobre se esse valor deveria ser tributado ou não.

Algumas instituições consideram o cashback como um desconto, enquanto outras argumentam que não se trata de um desconto, já que o cliente efetivamente pagou e depois recebeu parte do dinheiro de volta. Um desconto verdadeiro, segundo essa visão, seria aplicado antes do pagamento.

Se o cashback passasse a ser tributado, caberia à instituição financeira incluir no informe de rendimentos o valor a ser recolhido pelo cliente.

 Siga aprendendo com a Finclass

Se no início da leitura você não fazia ideia de que alguns fundos de investimento pagam cashback, então com certeza já deve ter deduzido que, no mercado financeiro, há muito o que aprender.

Foi com essa premissa de compilar todo o conhecimento necessário para te transformar em um investidor mais inteligente que surgiu a Finclass: um streaming de finanças que reúne conteúdos do básico ao avançado, com os maiores nomes do país, como Thiago Nigro (o Primo Rico), Gustavo Cerbasi e Guilherme Benchimol.

E tem mais: ao se tornar um assinante, além das Finclasses para maratonar, você ainda tem acesso às carteiras recomendadas pelos nossos especialistas, com sugestões pontuais de títulos e ativos que podem fortalecer a sua estratégia de investimento, seja gerar renda passiva ou proteger o seu patrimônio.

Assine agora a Finclass e dê o play!

Ana Farias
Ana Farias
Economista formada pelo Mackenzie, com mais de 5 anos de experiência no mercado financeiro, passou por dois dos maiores bancos do Brasil: Bradesco e Safra. Apaixonada por ensinar as pessoas a lidarem melhor com o dinheiro. Atualmente faz parte do time de analistas da Finclass na área de fundos de investimento.
POSTS RELACIONADOS
- Anúncio -

Mais Populares

Comentários Recentes