InícioBiografiasThiago Nigro (O Primo Rico): biografia e carreira

Thiago Nigro (O Primo Rico): biografia e carreira

Se você investe ou já pesquisou sobre investimentos, com certeza já deve ter se deparado ou ouvido falar sobre um personagem chamado Primo Rico. 

Afinal, essa é a alcunha adotada por Thiago Nigro, um dos rostos mais conhecidos das redes sociais brasileiras e o influenciador digital de finanças com mais seguidores no mundo

 O que talvez pouca gente conheça é a história do Primo Rico antes d’O Primo Rico — o canal de finanças e investimento mais popular da internet.  

Em um caminho cheio de percalços, Thiago perdeu todo o seu dinheiro ao “apostar” pela primeira vez na bolsa de valores. Ainda na faculdade, foi humilhado em uma entrevista de emprego em um grande banco. Após isso, iniciou sua jornada de sucesso como empreendedor. 

Hoje, é uma referência para mais de 20 milhões de brasileiros que, mensalmente, acompanham suas dicas e ensinamentos em diferentes meios digitais.

Se você está curioso para saber os pormenores dessa história, te convido a seguir a leitura, e acompanhar essa breve biografia sobre a vida e a carreira de Thiago Nigro, o Primo Rico.

Quem é Thiago Nigro?

Mais conhecido na internet como “O Primo Rico” — devido ao seu canal homônimo no Youtube — , Thiago Lolkus Nigro, 32 anos, é um especialista em investimentos e finanças, que atua como influenciador digital, palestrante, escritor e empresário.

Ele ganhou notoriedade a partir do lançamento de seu canal no Youtube, em 2016. Dada a sua linguagem descomplicada e acessível, o que começou como um vlog, com o propósito de auxiliar os brasileiros a se aposentarem mais cedo e com mais facilidade, escalonou rapidamente para outros meios, transformando o nome de Thiago — ou melhor, do Primo Rico —  em referência em educação financeira

Com mais 16,7 milhões de seguidores em suas redes sociais, é atualmente o maior influenciador digital de finanças do Brasil. Isso, porém, não é tudo.

Thiago também é o host do PrimoCast, o podcast de finanças mais escutado do Spotify, e autor do bestseller “Do mil ao milhão — Sem cortar o cafezinho”. É, ainda, fundador e CEO do Grupo Primo, conglomerado de plataformas de ensino com quatro direcionamentos: finanças, tecnologia, marketing e negócios.

Biografia de Thiago Nigro

Antes de seu nome se tornar assunto nas redes, Thiago Nigro já havia trilhado uma carreira de altos e baixos no mundo financeiro. Aos 26 anos, atingiu seu primeiro milhão, após vender sua participação em uma empresa

A marca simbólica chegou quase uma década depois de outro grande momento: sua primeira “aventura” no mundo dos investimentos. Spoiler: não foi um bom começo.

Nascido em uma família de classe média de São Paulo, no dia 7 de outubro de 1990, Thiago é filho de empreendedores que, por desconhecimento de finanças, perderam todo o dinheiro que conseguiram ganhar. A complicada situação da família o fez direcionar seus esforços em direção a meta de conquistar a independência financeira.

Como presente de aniversário, aos 18 anos ganhou R$5.000,00 de seus pais — montante que o casal havia juntado desde o seu nascimento. Inspirado pelos filmes sobre o mercado financeiro dos quais tanto gostava, o jovem aplicou toda essa quantia na bolsa de valores, certo de que essa seria a virada em sua vida. 

Ledo engano. Sete dias depois, sua conta estava zerada. 

Ganhar dinheiro com investimentos, ao fim, não era tão fácil como mostrava Hollywood. Sem conhecimento do mercado, ele cometeu o erro de investir em opções da Petrobras (PETR4), pensando ter adquirido ações. 

Thiago compreendeu, então, que para investir, necessitava entender o que estava fazendo. Precisava se educar financeiramente. E foi isso que ele fez. 

Carreira de Thiago Nigro

A carreira profissional de Thiago Nigro teve início em paralelo com seus anos de graduação em Relações Internacionais na ESPM (curso completado em 2011).

Embora decidido desde o princípio a ingressar no mercado financeiro, essa vontade demorou a se tornar realidade.

Antes disso, fez parte da equipe de recursos humanos (RH) da Aiesec, atuou como estagiário na área de marketing da The Hershey Company, trabalhou com consultoria de RH na Page Personal e até mesmo como garçom no Outback.

Com vontade de mudar sua sorte, após a primeira tentativa falha de investimento, foi atrás de especializações para compreender o mercado. Em apenas um ano, obteve cinco delas:

  • Educar Master (BM&F Bovespa);
  • CPA-20 (ANBIMA);
  • Agente autônomo de investimentos (ANCORD);
  • Operador no mercado de ações (ANCORD);
  • Treinamento Mega Bolsa (BM&F Bovespa).

Faltava, porém, colocar seu conhecimento em prática. A busca por uma primeira oportunidade na área, no entanto, não foi tarefa fácil: Thiago foi rejeitado em entrevistas de emprego de diferentes bancos e instituições financeiras, sendo, inclusive, humilhado por um recrutador devido à sua graduação, em uma dessas ocasiões.

Thiago Nigro e o Mercado Financeiro

Já com alguma bagagem e conhecimento, em 2011, Thiago Nigro resolveu arriscar e empreender como assessor de investimentos, dando vida à Investpartner, empresa na qual permaneceu por quatro anos.

Ao vender sua participação, em 2015, atingiu o sonho da independência financeira. 

No mesmo ano, fundou a M. Nigro Investimentos — empresa que cresceu rapidamente, chegando a contar com 55 funcionários e mais de 5.000 clientes. 

Um ano depois, lançou seu primeiro vídeo na internet, onde apresenta sua intenção de auxiliar os brasileiros a alcançarem a aposentadoria mais cedo, por meio da educação financeira. É nesse momento que Thiago passa a ser o Primo Rico, e a história toma rumos imprevistos.

O Primo Rico – Canal no YouTube sobre Finanças

Ciente do poder transformador da educação financeira sobre sua própria vida, Thiago Nigro deu origem ao projeto “O Primo Rico” no Youtube, onde, desde 2016, compartilha conhecimentos técnicos e experiências pessoais no mundo financeiro.

Com um jeito descomplicado de falar sobre investimentos, “O Primo Rico” se converte, em uma ascendência meteórica, no canal de finanças mais popular da internet.

Com quadros como o “Rumo ao Bilhão”, onde o influencer compartilha com seus seguidores os investimentos de sua carteira, mostrando na prática como se investe, o Primo Rico já atingiu a casa de 6,5 milhões de inscritos, e seus vídeos já foram visualizados mais de 371 milhões de vezes.

Grupo Primo – Expansão dos Negócios

O sucesso obtido com os vídeos fez O Primo Rico saltar de um canal sobre finanças no Youtube para um conglomerado educacional, o Grupo Primo. 

Criado com a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para quem busca a liberdade financeira, a empresa usa diferentes canais e tecnologias de sua propriedade para divulgar conteúdos educativos de diferentes segmentos. 

Atualmente, a plataforma alcança mais de 20 milhões de pessoas. Além disso, mais de 200 mil alunos já foram matriculados entre os cursos e plataformas do grupo.

No total, o Grupo Primo é composto por mais de 20 marcas, como por exemplo:

  • O Primo Rico: a maior plataforma de educação financeira do mundo;
  • Bruno Perini: criador do curso Viver de renda;
  • Spiti: uma das maiores casas de análise de investimentos do Brasil;
  • Finclass: a maior plataforma de educação financeira do mundo;
  • Grão: fundo de investimentos pensado por Thiago Nigro;
  • Portfel: Consultoria financeira do Grupo Primo;
  • TopInvest: plataforma especializada em cursos preparatórios para certificações financeiras.

PrimoCast – Podcast do Primo Rico

Original do Spotify, o PrimoCast foi lançado em 2020, se convertendo rapidamente em um dos programas mais escutados na plataforma — atingindo o posto de 4º mais popular entre todos os podcasts nacionais em 2022.

Ao todo, já são mais de 270 episódios abordando temas como finanças, empreendedorismo e investimentos. O programa também pode ser acessado em vídeo no Youtube.

Thiago Nigro Finclass – Plataforma de Educação Financeira

Projeto mais ambicioso do Primo, a Finclass é uma plataforma de educação financeira lançada em 2021, com produção cinematográfica e vídeos em 4k.

Funcionando como uma “Netflix das finanças”, o streaming disponibiliza a seus assinantes mais de 60 cursos sobre o mercado financeiro, lecionados por 45 professores renomados como: Bruno Perini, Nathalia Arcuri, Luciana Seabra, Felipe Arrais, Samir Kerbage, Fernando Ulrich, o próprio Thiago Nigro, entre outros. 

Staage – Plataforma de Educação de Marketing Digital

Lançado poucos meses depois da Finclass, a Staage funciona praticamente da mesma forma que sua “irmã”. Seu conteúdo, porém, é focado no marketing digital.

A plataforma oferta a seus assinantes aulas teóricas e práticas, preparadas por grandes nomes da área, como Camila Vidal, Dener Lipper, Philip Kotler, Lucas Zafra, Roberta Santos, entre outros.

Livros de Thiago Nigro

Em 2018, Thiago Nigro migrou da mídia online para a mídia física, estreando na carreira literária, com o livro “Do mil ao milhão  —  Sem cortar o cafezinho”.

Já reconhecido como personalidade pública no Youtube, seu pontapé como escritor não poderia ter sido melhor. Um ano após o lançamento, sua obra inicial já figurava nas listas de mais lidas do país.

Impulsionado pela aceitação de seu trabalho inicial, o Primo lançou mais dois livros nos anos seguintes:  “Método financeiro do Primo Rico” e “Como cuidar do seu dinheiro”.

Do mil ao milhão: Sem cortar o cafezinho

Lançado pela editora HarperCollins, em 2018, o primeiro livro de Thiago Nigro se converteu em bestseller instantaneamente. Um ano após sua estreia, a obra já era a terceira mais vendida no Brasil. No ano de 2020, saltou para a primeira posição do ranking. Em 2021, repetiu o sucesso, e mais uma vez foi a mais lida do Brasil.

Assim como seu canal no Youtube, a obra tem por objetivo ajudar os leitores a gerirem suas finanças e atingir a liberdade financeira. Para isso, o Primo apresenta um método de simples compreensão ancorado em três pilares: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.

Método Financeiro do Primo Rico

Dedicado, sobretudo, para investidores novatos ou para quem ainda não sabe por onde começar a aplicar, o “Método Financeiro do Primo Rico”, lançado em 2020, brinda o leitor com um método de organização para se chegar à liberdade financeira. 

Ao longo da obra, o Primo Rico apresenta a metodologia ARCA, criada por ele mesmo, além de dar dicas valiosas de como gerenciar ganhos e gastos, aportes e dividendos.

Trata-se de um livro interativo e bastante prático, com espaços para anotações, que permitem ao leitor registrar e acompanhar o desenvolvimento de suas finanças. 

Como cuidar do seu dinheiro

Ainda em 2020, é lançado “Como cuidar do seu dinheiro”, obra direcionada a um público bem diferente daquele que costuma acompanhar as redes do Primo Rico: as crianças. Afinal, a educação financeira deve, sim, ser aprendida desde cedo.

Lançado em uma parceria entre Thiago Nigro e Maurício de Sousa, o livro se vale dos famosos personagens da Turma da Mônica para ensinar aos pequenos a importância de saber cuidar do dinheiro

5 curiosidades sobre Thiago Nigro

Se você chegou até aqui, certamente já tem uma ideia melhor de qual foi o trajeto de Thiago Nigro até se tornar o Primo Rico e, quem sabe, tenha se inspirado a também trilhar o seu caminho no mundo das finanças.

A essa altura, contudo, talvez ainda existam algumas perguntas por responder e alguns episódios que, embora importantes, acabam sendo cortados em um artigo biográfico mais curto. Por isso, deixo abaixo alguns números que também ajudam a ilustrar a trajetória e vida do Primo:

  1.  22 milhões: essa é a fortuna estimada de Thiago Nigro. Esse, porém, é só o valor que o influenciador apresenta de forma pública em seu quadro “Rumo ao Bilhão”. O montante de seu patrimônio é inconclusivo, uma vez que possui ativos em sua carteira que não são visíveis ao público;
  2. 5,8 milhões: é o número de visualizações do vídeo mais popular do canal Primo Rico até agora (agosto de 2023);
  3. Mais de 1 milhão: é o número de cópias vendidas do primeiro livro “Do mil ao Milhão”. Outro fato interessante é que nenhuma editora quis publicar a obra. O livro só veio à tona quando a HarperCollins viu os stories de Thiago, onde ele contava sobre as recusas recebidas;
  4. 20 mil: é o público do evento “Do mil ao milhão”, o primeiro evento presencial da história do Primo;
  5. Zero: esse foi o total de matrículas vendidas do primeiro curso lançado pelo Primo — o qual tinha por foco os investimentos em previdência privada. Hoje, sua mentoria “Do mil ao milhão” é o único treinamento de finanças com mais de 100 mil alunos cadastrados. 

Estude com o Thiago Nigro na Finclass – Plataforma de Educação Financeira

Como mentor, Nigro é o responsável por desmistificar o tema da diversificação nos investimentos. Afinal, para extrair o melhor de um portfólio, é preciso saber como analisar os riscos em todas as suas camadas, compreender o conceito de correlação, analisar a expectativa de rentabilidade e aprender alguns métodos eficazes, como o rebalanceamento e a convexidade.

Basicamente, o assinante da Finclass tem a chance única de aprender, na prática, os segredos de sucesso daquele que ganhou extrema notoriedade nacional justamente por ter tomado decisões estratégicas tão eficazes, a ponto de se tornar milionário tão jovem. 

Thiago Nigro nas Redes Sociais

Se você se interessa por investimentos e também tem o sonho de alcançar sua independência, fica o convite para se unir aos mais de 16,7 milhões de brasileiros que estão aprendendo com Primo a organizar suas finanças e realizar suas metas. 

A educação financeira pode mudar a sua vida e, na era digital, tudo pode começar em um clique!

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments