Investiu em Certificados de Recebíveis de Agronegócio em 2024? Então, você precisa declarar esses CRAs no Imposto de Renda 2025!
Caso você se enquadre em qualquer critério da Receita Federal, informar a posse dos seus investimentos (independentemente de quais sejam) é uma obrigação para ficar em dia com o Leão. Do contrário, o órgão pode detectar inconsistências na sua declaração e causar problemas para o seu CPF, gerar multas e até demandar esclarecimentos sobre sua situação fiscal.
A boa notícia é que fazer a declaração por conta própria é mais fácil do que você imagina. Afinal, nós te ajudamos! Siga na leitura para entender:
- Se CRA paga Imposto de Renda;
- Qual a tributação do CRA;
- Como declarar CRA no Imposto de Renda.
No final, ainda deixamos uma dica extra sobre onde você pode aprender a declarar seus investimentos de uma vez por todas, e ainda respondemos algumas perguntas sobre a declaração de CRAs. Vamos lá?
CRA paga Imposto de Renda?
Não, pois os CRAs são isentos de Imposto de Renda. Além disso, também não sofrem a incidência do IOF ou da taxa de custódia da B3.
A razão para isso é que estes títulos são financiadores de um dos setores mais importantes da economia brasileira: o do agronegócio. Dessa forma, a isenção vem para estimular os investidores a aplicar recursos em CRAs e contribuir com o desenvolvimento do segmento.
Qual a tributação do CRA?
Para pessoa física nenhuma, os CRAs não são tributados pelo Imposto de Renda, pelo IOF ou pela B3. Essa, inclusive, é uma grande vantagem ao investidor, que não sofre descontos posteriores quando aplica neste título.
No entanto, mesmo assim a declaração de CRA à Receita Federal é obrigatória. Então, caso você se enquadre em qualquer um dos critérios que tornam a declaração um dever, é preciso registrar no sistema as informações relativas aos seus investimentos.
Como declarar CRA no Imposto de Renda?
O passo a passo para declarar o saldo dos seus CRAs no Imposto de Renda é esse:
- Acesse a aba “Bens e Direitos”;
- Selecione “Grupo 04 – Aplicações e Investimentos”;
- Selecione “Código 03 – Títulos isentos de tributação”;
- Informe qual foi o saldo investido em 31 de dezembro do ano-base da declaração, além de dados da instituição financeira na qual você investiu em CRAs.
Todas as informações necessárias para o processo podem ser encontradas no informe de rendimentos enviado pelo seu banco ou corretora, geralmente disponível no seu e-mail, ou na própria plataforma que você usa para investir.
Não se esqueça: cada aplicação precisa ser declarada separadamente. Se você tiver mais de um CRA ou qualquer outro ativo, deve repetir o processo para cada um deles.
Como declarar os rendimentos do CRA?
O caminho para declarar os rendimentos obtidos com CRA é o seguinte:
- Acesse a aba “Bens e Direitos”;
- Selecione a aba “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”;
- Selecione o “Código 12 – Rendimento de cadernetas de Poupança, letras hipotecárias, LCA, LCI, CRA e CRI”;
- Preencha o campo “CNPJ” com o documento do banco ou corretora onde você investiu.
- No campo “Nome da Fonte Pagadora”, preencha com o nome social do banco ou corretora;
- No campo “Valor”, informe o resultado do CRA que consta no seu informe de rendimentos.
Tem outros investimentos para declarar, além dos CRAs?
Nós te ensinamos a fazer tudo por conta própria, sem complicações!
Seja para declarar CRIs ou quaisquer outros investimentos que você tenha no portfólio, na aula Imposto de Renda, com Jhonny Martins, por exemplo, você terá um passo a passo para cada tipo de aplicação que precisa ser declarado no IR, inclusive os títulos do Tesouro. E, claro, não é só isso — afinal, somos a maior plataforma de educação financeira do país.
Para além de te ajudar a se manter em dia com o Leão, contamos com +70 conteúdos sobre finanças e investimentos que vão te mostrar como conhecimento é dinheiro. Além disso, conosco você tem acesso às carteiras recomendadas pelos nossos objetivos, que te apontam exatamente em quais títulos e ativos investir, a depender de qual é o seu objetivo.
Gostou? Então, assine já a Finclass e dê o play!
Perguntas frequentes sobre como declarar CRA no Imposto de Renda
Ainda tem alguma dúvida sobre como declarar CRA no Imposto de Renda? A gente te responde!
Como investir em CRA?
Para investir em CRAs, basta que você abra uma conta em um banco ou corretora que ofereça o título, transfira dinheiro para essa nova conta, explore os títulos disponíveis e emita suas ordens de compra quando tiver tomado uma decisão. O processo é simples e inteiramente digital.
Quem é a fonte pagadora do CRA?
A fonte pagadora são os produtores rurais ou empresas do agronegócio que originaram os recebíveis. Mas a emissão ocorre pelas securitizadoras, e como a emissora varia de um CRA para o outro, recomendamos que verifique essa informação em cada um dos CRAs nos quais pretende investir.
CRA é um bom investimento?
Depende do seu perfil de investidor e dos seus objetivos financeiros. CRAs podem ser vantajosos para aqueles que buscam isenção de Imposto de Renda e rendimentos atrelados à renda fixa. No entanto, são títulos que apresentam risco de crédito, por isso busque um emissor com credibilidade no mercado.
Como resgatar o CRA?
O resgate ocorre no vencimento, quando o emissor paga o valor investido e os rendimentos. Antes disso, a venda só pode ser feita no mercado secundário e está passível de sofrer os efeitos da marcação a mercado, que pode resultar em ganho ou perda em relação ao valor investido, dependendo das condições do mercado financeiro.