InícioInvestimentosO que é ESG, como funciona e entenda qual o objetivo

O que é ESG, como funciona e entenda qual o objetivo

O acrônimo do ESG vem do inglês e significa Environmental, Social and Governance, e é um conjunto de boas práticas que buscam o desenvolvimento sustentável do capitalismo.

O ESG começou a ser muito importante para os investidores, e muitas empresas precisam se adaptar a essa nova onda (Imagem: Unsplash)

Você já ouviu falar de empresas ESG?

Basicamente, são empresas que se preocupam com três pilares importantes para a sociedade: o meio ambiente, o social e a governança. Essas três coisas estão ganhando muita visibilidade nos últimos tempos, e são muito importantes para o desenvolvimento sustentável.

Mas na prática, o que significa ESG e como isso afeta os investimentos? É isso que vamos explicar agora.

Neste artigo, você verá:

  • O que é o conceito ESG?
  • Como e quando surgiu o ESG?
  • Qual o objetivo do ESG?
  • Quais são os pilares do ESG?
  • Quais as vantagens de ser ESG para as empresas?
  • Como é o cenário ESG no Brasil?

Vamos lá!

O que é o conceito ESG?

ESG significa Environment (ambiental), social (questões sociais e de representatividade), e Governance (governança corporativa). Basicamente refere-se a como uma organização deve equilibrar seu desempenho, partes interessadas (acionistas, por exemplo) e sustentabilidade. É um esforço para criar um mundo melhor para as gerações futuras. 

As empresas que implementam com sucesso estratégias e políticas ESG tendem a obter resultados comerciais positivos. Isso ocorre porque é mais fácil medir seus resultados ao lidar com essas questões complexas.

O termo ESG tem origem no campo acadêmico do desenvolvimento sustentável, que busca abordar as questões associadas ao desenvolvimento. Essas questões incluem conservação e distribuição de recursos, mudança climática, perda de biodiversidade, poluição e muito mais. 

Na prática, as empresas usam relatórios financeiros padronizados como evidência de seu sucesso na implementação de práticas ESG. 

Eles usam isso como uma forma de mostrar aos acionistas e investidores que estão progredindo na criação de um futuro sustentável para a humanidade. 

Além disso, usam isso como evidência de sua boa governança corporativa; já que todas as providências estão sendo tomadas pelo conselho de administração e equipe de gestão. Deixar de seguir essas etapas pode ter consequências terríveis para a própria Terra, bem como para as futuras gerações de seres humanos neste planeta.

green mountains beside blue sea during daytime

Como e quando surgiu o ESG?

Podemos dizer que o termo ESG foi cunhado pela primeira vez e 2004, em uma publicação de 2004 do Pacto Global da ONU em parceria com o Banco Mundial: “Who Cares Wins”. Ele surgiu de um desafio do secretário-geral da ONU Kofi Annan a 50 diretores de grandes empresas.

flags on green grass field near brown concrete building during daytime
(Imagem: Unsplash)

Ao mesmo tempo, o relatório FreshField foi publicado pela UNEP-FI (United Nations Environment Programme Finance Initiative) sobre a importações de ações que visassem a sustentabilidade mundial como forma de avaliar uma empresa sobre a ótica financeira.

O termo só se popularizou no Brasil em 2019, advindo de políticas do governo brasileiro. Na parte de governa corporativa, já tínhamos uma pauta avançada com o Novo Mercado (o mais alto nível de governança corporativa na B3). Porém ainda era necessário algo mais concreto para o meio ambiente.

Foi então que o governo trouxe esse tema a luz e as pautas socioambientais começaram a ganhar evidência, possibilitando que o ESG ganhasse importância no mercado financeiro.

Qual o objetivo do ESG?

O objetivo dessas boas práticas pode ser resumido nesses principais pontos:

  • Ter uma gestão de pessoas dentro da empresa que visa reter os funcionários com bons salários, planos de carreira, benefícios e vantagens para o colaborador, entre outros. Isso torna a qualidade de vida dos colaboradores muito melhor, e os investidores veem isso com bons olhos.
  • Trazer transparência financeira e contábil com relatórios de auditoria, por exemplo; ter uma diretoria meritocrática (empresas familiares costumam passar a direção para herdeiros, e nem todos conseguem administrar bem a companhia).
  • Buscar formas de ter um crescimento sustentável e menos danoso ao meio ambiente, melhorando a vida de todos.

Entre outros fatores. O importante é entender que empresas que praticam o ESG são bem-vistas por uma parte dos investidores, e mostra um lado sustentável do capitalismo que muitos desconhecem.

Quais são os pilares ESG?

Existem três pilares importantes para uma empresa praticar o ESG: Ambiental, Social e Governança. Confira abaixo com mais detalhes:

Ambiental

green grass and brown trees during daytime
(Imagem: Unsplash)

O critério ambiental possui exigências para que a empresa trate bem o meio ambiente. Podemos destacar:

  • Descarte correto de resíduos;
  • Uso de energias renováveis pela empresa;
  • Política de desmatamento e reflorestamento;
  • Entre outras causas envolvendo o meio ambiente.

A Petrobras, por exemplo, possui metas de redução das emissões absolutas operacionais de carbono em 25% até 2030. É possível olhar com mais detalhes no site de relação com investidores.

Social

person in red sweater holding babys hand
(Imagem: Unsplash)

Quando falamos de social, podemos trazer várias pautas sociais e de inclusão ao tema.

Afinal, o social envolve não apenas práticas de gestão como salários compatíveis com o mercado, benefícios e vantagens como previdência privada e outros, e até mesmo um nível de envolvimento dos funcionários na gestão da empresa.

Podemos também trazer práticas de representatividade como vagas exclusivas para mulheres, negros e pessoas PCDs. O mercado de trabalho torna-se preconceituoso muitas vezes, e essas pessoas acabam sendo deixados de lado.

Portanto, empresas que possuem uma boa cultura e um foco nos funcionários, praticam muito bem esse pilar. 

Governança

Por último, vamos citar a governança. Em ESG, esse aspecto trata da gestão e administração de uma empresa.

Neste caso, é preciso entender como funciona a gestão executiva de uma empresa, e se o conselho administrativo atende o interesse de todas as partes interessadas da empresa: investidores, funcionários, clientes, entre outros.

No geral, a governa engloba essas práticas:

  • Transparência financeira e contábil através de auditores independentes;
  • Relatórios financeiros completos e verossímeis;
  • Tag along mais alto do que o definido por lei;
  • Entre outras práticas.

O que são investimentos ESG?

Os investimentos ESG estão começando a tomar forma e fazer parte do “novo normal” na nossa bolsa de valores.

De forma resumida, o termo faz referência aos investimentos que possuem alguma característica ESG, buscando retorno positivo e impacto de longo prazo na sociedade.

Podemos ter como exemplos investimentos em empresas ESG, fundos que investem em diferentes empresas com pelo menos um desses pilares, ou em títulos de renda fixa que invistam em projetos que vão tornar o desenvolvimento sustentável.

Quais as vantagens de ser ESG para as empresas?

E não pense que existe apenas vantagens para um lado. As empresas também são beneficiadas em vários aspectos, e que podem torná-las até mais rentáveis.

Confira abaixo alguns destes aspectos:

Redução de custos

Uma das principais vantagens de ter um forte desempenho ESG é que isso pode ajudar a reduzir custos. Afinal, essas empresas são consideradas mais bem administradas e eficientes.

Pense que essas empresas estão preocupadas em gerar lucro, trazer bons resultados aos acionistas e cuidar de três áreas importantes para a sociedade. Se uma empresa consegue fazer tudo isso, as chances de ela ser bem administrada são altas.

Reputação da empresa

Outro benefício é que isso pode melhorar a reputação da empresa.

A razão é que os consumidores e outras partes interessadas (acionistas e outros grupos interessados na companhia) estão cada vez mais interessados ​​em apoiar empresas que se esforçam para causar um impacto positivo.

Fidelização de clientes

Além disso, os índices ESG também podem melhorar a fidelidade do cliente. Afinal, é mais provável que os clientes apoiem empresas que compartilham seus valores. Isso é algo que pode aumentar as vendas a longo prazo.

Sustentabilidade e transparência

As organizações comprometidas com ESG costumam ser mais transparentes sobre suas atividades operacionais, e os investidores confiam mais nelas.

Eles também são mais propensos a adotar políticas que protegem o meio ambiente e promovem a responsabilidade social. Como resultado, essas empresas são vistas como mais sustentáveis do que a maioria.

Praia durante o dia

Descrição gerada automaticamente
(Imagem: Unsplash)

Linhas de crédito especiais

Muitos bancos e instituições financeiras já oferecem linhas especiais de crédito para empresas com boas avaliações ambientais, sociais e de governança.

A razão é que essas organizações geralmente transparecem mais confiança, dado a sua transparência. Por isso, fica mais fácil de as instituições financeiras liberarem investimentos exclusivos e muito vantajosos.

Competitividade

Empresas ESG são geralmente mais competitivas do que outras. Isso ocorre pelo fato delas serem capazes de conseguir reter e atrair pessoas mais competentes. 

Além disso, possuem mais capacidade de investirem em tecnologia e inovar em suas áreas com novos métodos de gestão e administração.

Como é o cenário de investimentos ESG no Brasil?

O cenário para investimentos ESG está cada vez mais ganhando espaço, principalmente entre os gestores de ativos brasileiros.

Mesmo que ainda não seja um assunto tão relevante quanto em países mais sólidos, é possível ver o ESG ganhando espaço no Brasil. Inclusive, já é possível ver um engajamento dos investidores e fundos de investimentos demandando um posicionamento mais concreto nessas áreas, tais como:

  • Inclusão e representatividade
  • Governança clara e transparência nas contas
  • Como as empresas cuidam de seus colaboradores
  • Ações para proteger o meio ambiente

As grandes e médias empresas estão começando a trabalhar muito bem nestas áreas, e esperamos que no futuro seja uma realidade não apenas no Brasil, mas no mundo todo.

Aprenda sobre ESG com um dos maiores gestores de fundos ESG do Brasil

Parabéns por ter chegado até o final deste artigo! Valeu a leitura?

Agora, você entende muito mais sobre o tema ESG e como ele impacta seus investimentos – e será um investidor muito mais consciente de agora em diante!

Mas lembre-se: existem muitos detalhes em cada um dos pilares do ESG que as empresas tentam esconder dos investidores, ou até mesmo omitir informações. Portanto, saber como identificá-los é essencial para você ser um bom investidor.

E se você está comprometido com essa missão, temos uma notícia incrível para você.

Nós disponibilizamos o melhor e mais completo curso sobre ESG do mercado financeiro – com qualidade cinematográfica e conteúdo de primeira qualidade.

O curso é administrado por Fabio Alperowitch, CFA e especialista em investimentos ESG. Ele é sócio fundador da FAMA Investimentos desde 1993, onde é responsável pela gestão do fundo de ações de empresas brasileiras aderentes às boas práticas ESG.

Homem com óculos de grau

Descrição gerada automaticamente

E não pense que é só isso. Ao assinar a plataforma, você terá acesso a mais 40 cursos com diversos especialistas. Estamos falando de:

Portanto, se você quer fazer parte de uma comunidade exclusiva de investidores que aprendem com os melhores do mercado, basta clicar na imagem abaixo e fazer parte conosco!

TedDuarte
TedDuarte
Economista formado e conteudista da Finclass.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments