InícioInvestimentosConheça o seu professor: Howard Marks, um dos maiores investidores da história...

Conheça o seu professor: Howard Marks, um dos maiores investidores da história do mercado financeiro

Howard Marks
Imagem: Arquivo Finclass
  • Nome completo: Howard Stanley Marks 
  • Ocupação: Sócio fundador e copresidente da Oaktree Capital Management  
  • Local de nascimento: Nova Iorque, Estados Unidos 
  • Data de nascimento: 23 de abril de 1946 
  • Patrimônio: 2,2 bilhões de dólares (Ranking Forbes, 2021) 
  • Aulas na Finclass: Sabedoria Financeira 

Quando falamos dos grandes investidores da história do mercado financeiro, alguns nomes notáveis vêm em nossa cabeça de forma instantânea. Nessa restrita seleção, um dos que está sempre entre os primeiros da lista é o de Howard Marks. 

O megainvestidor carrega uma das trajetórias de maior sucesso no mercado financeiro. Além de deixar os clientes do seu fundo de private equity muito satisfeitos, Howard Marks também compartilha diversos ensinamentos que são fundamentais para os investidores — repassados por meio dos seus livros, memorandos e da nossa Finclass, com o tema “Sabedoria Financeira”. 

Quer conhecer tudo sobre a trajetória de Howard Marks, sua empresa e estratégia de investimentos? Nesta minibiografia vamos compartilhar todas as principais informações sobre esse gênio do mercado financeiro. Confira! 

Quem é Howard Marks? 

Howard Marks é um megainvestidor norte-americano. Ele é cofundador e copresidente da Oaktree Capital Management, considerada a maior empresa de investimentos em private equity de todo o mundo. Atualmente, a companhia conta com mais de 150 bilhões de dólares sob gestão.  

Segundo dados do ranking da Forbes de 2021, Howark Marks possui hoje um patrimônio avaliado em 2,2 bilhões de dólares.   

Além do grande sucesso atuando no mercado, Howard Marks ainda é fundamental na literatura desse mercado. 

Afinal, ele escreve com frequência relatórios com temas sobre mercado. Eles são chamados de “memorandos para os clientes da Oaktree”.  

Esse material tem como admirador ninguém menos que Warren Buffet, que já afirmou de forma pública que “espera ansiosamente para que os relatórios apareçam em sua caixa de e-mail, pois é a primeira coisa que abre e lê no dia”.   

Entusiasta do value investing, o megainvestidor já escreveu diversos livros sobre mercado financeiro. Dois deles, principalmente, são bastante conhecidos por investidores em todo o mundo. Em seguida, vamos falar sobre eles.  

O mais importante para o investidor

– O mais importante para o investidor: lições de um gênio do mercado financeiro (The Most Important Thing: Uncommon Sense for the Thoughtful Investor, versão original em inglês lançada em 2011). 

Nele, o Marks compartilha diversas lições aprendidas em sua trajetória nos investimentos e orienta o investidor para começar a montar a sua carteira. Acima de tudo, ele também prepara o leitor para controlar as emoções com os ciclos do mercado financeiro.  

O autor trabalha tanto a parte racional assim como a emocional para lidar com a volatilidade e os momentos de baixa. 

Howard Marks - O-mais-importante-para-o-investidor
Foto: Divulgação

Dominando os ciclos de mercado

– Dominando os ciclos de mercado: aprenda a reconhecer padrões para investir com segurança (Mastering the Market Cycle: Getting the Odds on Your Side, versão original em inglês lançada em 2018). 

Nele, além de reforçar alguns ensinamentos, Howard Marks aproveita para ensinar o investidor a identificar os ciclos de mercado.  

Dessa forma, é possível tomar melhores decisões de investimentos sabendo notar em qual momento estamos nos ciclos do mercado.

Trajetória de Howard Marks 

Howard Marks nasceu na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, no ano de 1946, na região do Queens.  

Ele estudou em escola pública, em um período em que a educação ainda era de ótima qualidade nas instituições administradas pelo Governo norte-americano. 

Filho de contador, Howard Marks achou que seguiria os caminhos do pai. Ele, no entanto, se apaixonou por investimentos e decidiu seguir carreira no mercado financeiro.  

O megainvestidor começou a sua caminhada profissional no Citibank, um dos grandes bancos dos Estados Unidos e com séculos de operação.  

Howard Marks foi contratado para trabalhar no departamento de pesquisa de investimentos com o propósito de analisar ações. O início foi no ano de 1969, em um período turbulento na economia dos Estados Unidos. 

Ele seguiu com essa atribuição até o ano de 1978. Em seguida, mudou para gestão de carteiras no Departamento de títulos de renda fixa.  

Em meio a essa nova função, um dos gestores do Citibank pediu para que ele criasse um fundo que investisse em títulos convertíveis, que era um nicho mais “esquecido” pelo mercado. 

Foi aí que ele começou a traçar os seus rumos para o trabalho de grande sucesso no mercado financeiro. 

Nova função mudou a percepção de Howard Marks

Nessa nova função, Howard Marks passou a ser especialista em um número reduzido de empresas, principalmente as que possuem menos cobertura do mercado.  

Nesse meio tempo, ele percebeu que era possível ganhar dinheiro de forma estável e segura, mesmo investindo nas “piores empresas de capital aberto dos Estados Unidos” e em títulos de alto risco.  

Howard Marks - citibank
Imagem: Unsplash

Com essa nova expertise, o investidor saiu do Citibank após 16 anos e foi contratado pela Trust Company of the West (TCW) com o propósito de gerir os fundos de títulos convertíveis e de alto risco.  

Logo depois, ele conheceu Bruce Karsh, presidente e um dos fundadores da Oaktree Capital Management.  

Na época advogado, Karsh foi contratado por Marks e apresentou outra estratégia a ele. Houve uma ampliação de investimentos em ativos de alto risco naquele momento. Por exemplo: convertíveis internacionais, títulos de dívidas e créditos hipotecários.  

Nove anos depois de iniciarem esse trabalho em conjunto, Howard Marks e Bruce Karsh se juntaram a outros diretores com o intuito de fundar a Oaktree Capital Management.

Por fim, eles fundaram a empresa e acabaram levando com eles cerca de 30 colaboradores da TCW.  

Oaktree Capital Management: gestora de alternativos e private equity 

Segundo palavras do próprio Howard Marks, a Oaktree Capital Management é uma gestora global de alternativos.  

Alternativos, de acordo com o megainvestidor, seriam ativos que fogem do convencional, diferente do caso das ações e títulos mais conhecidos do mercado.  

A empresa especializada em private equity se iniciou em um momento bastante favorável dentro do mercado norte-americano.

Howard Marks - oaktree capital management
Imagem: Divulgação

Isso porque as condições macroeconômicas dos Estados Unidos não estavam favorecendo os ativos de menor risco e ações de empresas sólidas.  

Por isso, muitos investidores institucionais acabaram migrando desse tipo de ativos para investimentos alternativos, o que os especialistas da Oaktree já sabiam selecionar com maestria. 

Essa nova tendência de mercado ajudou para que a empresa saltasse de 7 bilhões de dólares em ativos sob gestão no ano de 1995 para um total de 150 bilhões atualmente.  

A Oaktree Capital Management conta com 6 princípios estratégicos principais: 

  • Controle de risco;  
  • Consistência; 
  • Trabalhar em mercados ineficientes;  
  • Especialização; 
  • Não dependência de previsões macro; 
  • Não dependência de timing do mercado.  

Filosofia de investimentos, ciclos de mercado e sabedoria financeira de Howard Marks 

Howard Marks conta com uma filosofia de investimentos vencedora e comprovada na prática. Essa sabedoria certamente pode ser muito útil para todos os tipos de investidores que desejam ter sucesso no mercado financeiro.  

Conheça algumas das principais linhas de pensamento que ele defende: 

Invista para o longo prazo

Um dos pontos defendidos pelo megainvestidor é que as pessoas devem sempre investir pensando no longo prazo, pois o tempo é o principal aliado da trajetória de sucesso nos investimentos.  

Quanto mais tempo você der para a ação dos juros compostos, mais chances você tem de ter sucesso no mercado financeiro. 

Domine os ciclos de mercado

O mercado é cíclico, ou seja, há muito otimismo nas altas e muito pessimismo nos momentos de baixa. Normalmente, o mercado dá sinais de qual parte do ciclo está.  

Howard Marks - ciclos de mercado

Por isso, é fundamental entender e dominar os ciclos de mercado para saber se posicionar nesses momentos e evitar perder dinheiro nos investimentos.  

Considere a relação entre preço e valor

Um dos entusiastas do value investing, Howard Marks também reforça o hábito de diferenciar o conceito de preço e o valor dos ativos.   

O investidor defende, sobretudo, que o que determina o seu sucesso na escolha dos ativos “não é o que você compra, e sim o preço que você paga”. Empresas ótimas podem estar com um preço muito elevado em relação ao que podem atingir. Do mesmo modo, outras companhias nem tão boas podem estar tão baratas que se tornam oportunidades.  

Ele reforça que o mercado “não é sobre comprar coisas, mas sobre comprar bem as coisas”. Portanto, o investidor deve identificar oportunidades de empresas subprecificadas comparadas com o potencial de retorno delas.  

Não tente prever o mercado

Além disso, outro ponto chave que o investidor defende é que é impossível prever o futuro macroeconômico. Em contrapartida, é essencial saber identificar o momento atual para tomar decisões. “Nunca sabemos para onde vamos, mas temos o dever de saber onde estamos”.  

Desenvolva o pensamento de segundo nível

Com o propósito de chegar a essa capacidade de analisar cenários, é fundamental adotar o que Howard Marks chama de “pensamento de segundo nível”. Nessa filosofia, o investidor deve ter, sobretudo, uma visão diferente do que é comum ao mercado. Desse modo, vai perceber situações com mais inteligência para ter resultados acima da média.  

“Sucesso nos investimentos não vem de estar certo e sim estar mais certo que os outros”.  

Para chegar a esse patamar, é necessário estudar muito sobre os ativos e saber controlar as emoções e vieses comportamentais.

Esses são algumas das grandes lições de Howard Marks. Entretanto, se você deseja ampliar o conhecimento e conhecer outros insights com as palavras do próprio investidor, te convidamos a assistir a Finclass que gravamos com ele. 

Nela, Howard Marks fala sobre Sabedoria Financeira e compartilha com os alunos da plataforma uma série de grandes lições que adquiriu ao longo dos mais de 50 anos de carreira no mercado financeiro. 

Assine por apenas R$39,90 por mês e confira agora mesmo! 

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments