InícioInvestimentosAçõesAções de agronegócio: o que você precisa saber para investir

Ações de agronegócio: o que você precisa saber para investir

Saiba tudo que você precisa conhecer sobre ações de agronegócio, e entenda neste artigo o porquê você precisa ter investimentos neste setor!

Fotos grátis de Maquinaria agrícola

Introdução

Se o Brasil pode se orgulhar em uma coisa, é em ser referência mundial no setor do agronegócio. 

Atualmente, o Brasil é o quarto maior exportador mundial de produtos agropecuários, segundo dados do IBGE. Além disso, como mostra o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), 27% do nosso PIB foi responsável pelo agronegócio em 2021.

Mas o que muitas pessoas esquecem é que, na própria Bolsa existem muitas empresas ligadas ao setor do agronegócio e que continuam crescendo muito ao longo dos anos. 

Como nesses últimos anos tivemos dado uma atenção à empresas de tecnologia e bancos digitais, o agronegócio acabou perdendo os holofotes por um tempo. Ou seja, são oportunidades de investimento que podem estar mais baratas do que várias empresas.

E se você estiver em dúvida sobre quais são essas empresas ou como investir em ações de agronegócio, fique tranquilo pois é isto que iremos falar neste artigo.

No artigo de hoje, você verá:

  • Por que o agronegócio é rentável no Brasil?
  • Vale a pena investir no agronegócio em 2022?
  • Vantagens e desvantagens dos investimentos em ações do agronegócio
  • Como escolher as ações do agronegócio para investir?
  • Como investir em ações do agronegócio?

Vamos lá!

Por que o agronegócio é rentável no Brasil?

Como mencionamos, o Brasil é o quarto maior exportador mundial de produtos agropecuários. Isso se dá por vários motivos. 

O Brasil é um país continental. A área territorial do nosso país é de 8.516.000 Km², o que equivale a quase todo o continente europeu, que possui 10.530.000 Km².

Mapa

Descrição gerada automaticamente

Para ficar mais claro do tamanho da dimensão, no Brasil cabe cerca de 20 Alemanhas. Isso é muita coisa.

E um dos benefícios que vem com isso é uma vasta área cultivável e explorável. Nosso país é rico em recursos minerais e biodiversidade. É como se fosse a nossa especialidade.

Podemos não ter gigantes da tecnologia como Apple, Meta ou Netflix. Mas se podemos contar com um setor para representar o Brasil, é o agronegócio. E o melhor de tudo, é que o setor ainda tem muito a crescer neste sentido.

Isso significa que, apesar de termos atingidos grandes marcas de exportação, ainda há espaço para melhorias, aumento de rendimento e investimentos diversos.

Vale a pena investir no agronegócio em 2022?

Com certeza! O setor de agronegócio continua crescendo há vários anos. Até mesmo na pandemia ele não parou, pois foi considerado como uma área essencial.

E se não acredita, saca só esse gráfico da produção brasileira em grãos:

Gráfico

Descrição gerada automaticamente

O Brasil não parou de crescer neste setor, e certamente não vai parar. Por mais que as pessoas acreditem que a produção é limitada ao número, isso não é verdade.

Conforme a tecnologia vai aumentando (e ainda tem muito espaço para avanços), as áreas cultiváveis tornam-se muito mais produtivas. 

Deu para entender?

Fotos grátis de Tabaco

Vantagens e desvantagens dos investimentos em ações do agronegócio

Existem muitas vantagens de se investir no agronegócio. Mas com nem tudo é perfeito, existem alguns pontos importantes a serem olhados.

Uma vantagem é que a população vai crescer muito ainda. A ONU projeta em 2050 que a população mundial alcançará aproximadamente 9,7 bilhões de pessoas. Isso é praticamente mais 2 bilhões de consumidores.

E o Brasil com certeza vai ser beneficiado com isso, caso mantenha a sua competitividade frente aos outros países.

Trazendo as desvantagens, é importante lembrar que dependemos muito que o governo invista em infraestrutura. Isso porque esse tipo de produto exige uma logística de transporte funcional, além de grandes navios que levem as mercadorias.

Além disso, é um mercado com pouca liquidez. Muitas safras e cabeças de gado levam tempo para crescer e estarem prontos para consumo.

Como investir em ações do agronegócio?

Apesar de muitas pessoas acharem que você só consegue investir no agronegócio através de ações de empresas listadas na Bolsa, nós vamos te mostrar que existem muito mais produtos deste setor. Confira abaixo:

Fiagro

Fiagro é um fundo de investimento que investe no setor agropecuário, seja através de imóveis ligados ao setor ou financiando diretamente a sua atividade. Ou seja, o valor aportado no fundo deverá ser exclusivamente utilizado para qualquer produto do agronegócio.

Eles são uma coisa nova no mercado. Ficaram disponíveis para os investidores no final de 2021, e possuem muitas semelhanças com os FIIs (Fundos imobiliários). Inclusive, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) baseou-se bastante na legislação dos fundos imobiliários.

Os Fiagros são uma boa fonte de renda passiva, pois assim como os FIIs, eles fazem distribuição periódica de rendimentos e possuem isenção de Imposto de Renda para pessoas física sobre os dividendos.

LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio)

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) são títulos emitidos por bancos e algumas outras instituições financeiras que querem captar investimentos para financiar atividades ligadas ao setor do agronegócio.

Como o agronegócio é um setor estratégico para o Brasil, estes títulos são isentos de Imposto de Renda. Isso é uma grande vantagem para quem quer ter mais rentabilidade líquida.

Ficou confuso o porquê? Vamos explicar.

Imagine que você invista em um CDB que rende 100% do CDI. Como os CDBs não possuem isenção no Imposto de renda, você pagará uma alíquota de acordo com o tempo em que investe.

Confirma como ela funciona na prática:

Tabela

Descrição gerada automaticamente
Tabela regressiva de imposto de renda na RF.

Agora, para valer a pena escolher um CDB ao invés de uma LCA, ele precisa ter uma rentabilidade líquida maior. Vamos comparar com uma LCI que rende 90% do CDI:

Tabela

Descrição gerada automaticamente
Simulação CDB versus LCI (Finclass).

Percebe que, dependendo do título e prazo, vale mais a pena investir em uma LCA do que em um CDB?

CRAs (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)

Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) são títulos emitidos pelas chamadas securitizadoras, que são instituições que compram dívidas de outras companhias para emitir títulos e negociar com outros investidores.

Basicamente, não tem muitas diferenças das LCAs, com excessão do seu emissor. As LCAs são emitidas pelos bancos, enquanto os Certificados de Recebíveis do Agronegócio são emitidos pelas securitizadoras.

Além disso, os CRAs não possuem garantia do FGC – Fundo Garantidor de Crédito, que é uma das garantias que os títulos de bancos têm caso ele vá à falência.

Ações na Bolsa

É claro que as empresas do agronegócio não poderiam deixar de ser listadas.

Na Bolsa de Valores, existem diversas empresas deste setor que podem se mostrar muito rentáveis. Já pensou em ser sócio de uma empresa que está em um dos setores mais importantes para o Brasil?

As principais ações ao agronegócio listadas na B3 são: Brasil Agro, Kepler, Weber, Raízen, SLC Agrícola, São Martinho, Boa Safra, Três Tentos e Agro Galaxy.

Mas é importante estar atento nos fundamentos da empresa. Um bom investidor não investe de qualquer jeito; para você investir com segurança e sabedoria, analisa os indicadores financeiros e contábeis dessas companhias, além de contar com a ajuda de profissionais para te ajudar nessa jornada.

Na Spiti, você encontrará as melhores recomendações para a sua carteira de investimentos, e terá acesso ao melhor que a bolsa pode te oferecer.

Cédula do Produto Rural

A Cédula do Produto Rural, também conhecida como CPR, é um título de crédito e principal instrumento de financiamento do agronegócio brasileiro. A Cédula permite que o produtor rural obtenha recursos para realizar suas atividades.

Existem dois tipos de CPR: a física, também conhecida como de “produto”, em que sua liquidação acontece quando o produtor rural recebe as mercadorias, conforme descrita na cédula.

Já a “financeira” é o tipo em que o pagamento é feito por meio de liquidações financeiras nos vencimentos.

A CPR pode ser emitida por produtores rurais e por suas associações (cooperativas, por exemplo).

De forma resumida, a CPR é um título que representa uma promessa de entrega futura de um produto agropecuário, facilitando e muito a produção e comercialização rural.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu tudo que precisava saber sobre como investir em ações do agronegócio brasileiro. 

Agora, o seu próximo passo é saber montar um portifólio completo para você ter os melhores resultados na Bolsa, com um risco menor. Pois um bom investidor sabe mensurar risco e retorno.

Na Finclass, você aprende tudo sobre investimentos e alocação de portifólio para alcançar estes resultados. Tudo isso por um preço acessível e com 7 dias de garantia após a compra!

Sempre que precisar, volte a este artigo para consultar sobre o setor do agronegócio.

Até a próxima!

TedDuarte
TedDuarte
Economista formado e conteudista da Finclass.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments