InícioInvestimentosO que é a Grão Investimentos: conheça a gestora do Fundo Arca

O que é a Grão Investimentos: conheça a gestora do Fundo Arca

Não importa se você ainda não investe ou se já é um investidor ou investidora experiente: em qualquer um dos casos você com certeza se preocupa em ter uma ótima qualidade de vida em sua aposentadoria.

Ainda mais: é muito provável que você tenha como objetivo pessoal atingir a liberdade financeira, para conseguir viver de renda e não depender mais do trabalho como forma de sustento, podendo trabalhar não por obrigação, mas sim por decisão.

E quando se fala de liberdade financeira, não há como fugir do tema investimentos e, principalmente, dos fundos de previdência privada.

Muitas pessoas não sabem dos enormes benefícios possibilitados pela previdência privada. Mas isso tem um motivo: a maioria dos fundos de previdência no Brasil são extremamente ruins – muitos deles sequer superam a inflação!

Nesse sentido, para fazer parte da solução desse problema, o Grupo Primo decidiu lançar seu primeiro fundo de investimentos justamente no campo da previdência privada, explorando suas várias – e por vezes desconhecidas – vantagens.

Por isso, neste artigo você vai entender como funciona a Grão, a gestora de investimentos do Grupo Primo, que vai permitir você investir através do fundo de previdência Arca Grão.

Então vamos lá! Veja os tópicos que serão apresentados neste artigo:

  • O que é a Grão?
  • O que é uma gestora de fundos?
  • Por que ter uma previdência privada?
  • Por que investir no fundo de previdência da Grão?
  • A Grão é uma gestora confiável?
  • Quem é a equipe de investimentos da Grão?
  • Como investir no fundo Arca Grão?

O que é a Grão?

Inicialmente criada como uma conta remunerada, a Grão é hoje uma gestora de fundos de investimento do Grupo Primo.

Isso significa que, a partir do dia 10 de outubro, quando será lançado o primeiro fundo de investimentos da Grão, investidores e investidoras como você poderão deixar com que o Grupo Primo seja responsável por investir seu dinheiro.

Mas vamos dar um passo anterior para que não restem dúvidas. É hora de entender rapidamente como funciona uma gestora de fundos de investimento.

O que é uma gestora de fundos?

Qual ação escolher? Qual fundo imobiliário é o melhor para os próximos anos? Quando devo vender os ativos que tenho?

Essas são apenas algumas das perguntas que permeiam frequentemente os pensamentos dos investidores e investidoras.

Nesse sentido, surge uma solução para todos esses problemas: é aí que entram os fundos de investimento.

Ao invés de você se responsabilizar por escolher no detalhe qual ativo terá especificamente na sua carteira, com os fundos de investimento você deixa com que uma equipe profissional faça esse trabalho por você e, em troca, você paga algumas taxas.

Mas não é tão simples assim. Afinal, nem todos os fundos de investimento são igualmente bons.

Primeiramente, porque muitas vezes há fundos mal geridos, o que significa que as escolhas de onde esses fundos vão investir nem sempre são as melhores para os investidores.

Na realidade, a grande maioria dos fundos de investimento não são sequer capazes de baterem seus índices de referência ou superar a inflação.

Mas essa é só a ponta do iceberg!

Além da má gestão, há um problema muito relevante de alguns fundos de investimento.

Isso decorre do fato de um número considerável de fundos por aí cobrarem taxas realmente abusivas de seus investidores e investidoras.

Tanto são cobradas taxas elevadas, como são cobradas taxas sem sentido – como taxas de carregamento ou taxas de saída, que na maioria dos bons fundos não existem.

Em resumo, os fundos de investimento são uma ótima opção para os investidores e investidoras, principalmente por possuírem gestão profissional e, além disso, darem acesso a produtos específicos que você pessoa física muitas vezes não teria.

Assim, você não precisa ter dor de cabeça nem gastar seu tempo decidindo se vai escolher neste ou naquele ativo.

Mas cuidado, para isso você precisa, em especial:

  1. Escolher um fundo gerido por pessoas e instituições em que você confia;
  2. Procurar por baixas taxas;
  3. Encontrar uma filosofia de investimentos que esteja de acordo com seus objetivos.

Por que ter uma previdência privada?

Você já entendeu que fundos de investimento podem ser a grande virada de chave para seus investimentos.

Eles permitem que você delegue para uma equipe profissional a decisão de seus investimentos e apenas se preocupe em colher os frutos dos juros compostos.

Mas dá para ir além: como abordamos brevemente no início deste artigo, os fundos de previdência privada possuem benefícios sensacionais, mas muitas vezes desconhecidos.

Portanto, vamos ser sucintos aqui e listar algumas vantagens da previdência privada:

  • Você pode reduzir em 12% a base de cálculo do seu Imposto de Renda investindo em um PGBL;
  • A previdência privada possui portabilidade: você pode trocar de fundo de previdência (de um ruim para um bom) sem pagar imposto;
  • Em alguns fundos de previdência você tem acesso a produtos que apenas milionários ou investidores qualificados possuem;
  • Pode não possuir come-cotas, que é um imposto cobrado 2 vezes por ano pelo governo em fundos de investimento comuns;
  • A alíquota de I.R. pode ser reduzida a 10% sobre os lucros se você investir para o longo prazo;
  • Fundos de previdência possuem maior eficiência para o seu planejamento sucessório (não possuem, por exemplo, necessidade de inventário).

Por que investir no fundo Arca Grão?

Agora que você entende o poder dos fundos de investimento – dos bons fundos de investimento – e da previdência privada, vamos entender como a Grão, do Grupo Primo, se insere nesse contexto.

Sendo uma gestora de fundos de investimento, o primeiro fundo lançado pela Grão e que estará disponível para investir a partir de 10 de outubro de 2022, será o fundo de previdência Arca Grão.

O fundo Arca Grão, como diz o nome, segue a estratégia ARCA, desenvolvida por Thiago Nigro – o Primo Rico.

Essa é a divisão da carteira de investimentos do fundo:

Analisando a imagem acima, você pode perceber a enorme diversificação que terá em seus investimentos.

Sua carteira terá grande segurança, com 40% em renda fixa (o Caixa). Ao mesmo tempo, também poderá aproveitar o recebimento de aluguéis e valorização de imóveis através do Real Estate, os investimentos imobiliários.

Além disso, sua carteira contará com 50% em ações, sendo a maioria em ações brasileiras e uma parte diversificada em dólar, para que você ganhe dinheiro com ações como Apple, Google e Microsoft por exemplo. Uma boa, não é?

E veja, até pode parecer um risco investir em ações. De fato, essa classe de ativos oscila mais do que a renda fixa, por exemplo.

Mas que tal deixar um profissional escolher as ações por você e aumentar as possibilidades de ganho?

Ainda mais: que tal deixar os melhores profissionais investirem por você?

No fundo Arca Grão, algumas das gestoras de ações são: 

  • Guepardo Investimentos, que possui um retorno 185% superior ao Ibovespa nos últimos 4 anos;
  • Trígono Capital, com retorno superior a 232% do Ibovespa desde seu início;
  • IP Capital Partners, o primeiro fundo de ações brasileiro, com rendimento de 18.468% desde seu início em 1994 (contra apenas 2.747% do Ibovespa no período).

Você gostaria de contar com essas mentes excepcionais para investirem por você?

Mas as vantagens do fundo Arca Grão não estão apenas na estratégia e na filosofia de investimentos e nos ótimos gestores que possui!

Além disso, uma grande vantagem é que você pode começar a investir no fundo Arca Grão com apenas 100 reais, fora a possibilidade de migrar de um fundo de previdência que você já possui para ele.

Por fim, o fundo Arca Grão não possui come-cotas e conta com uma das menores taxas de administração do mercado: somente 0,59% ao ano (no mercado, há gestoras cobrando mais de 4% ao ano em fundos de previdência e é muito comum taxas de 2,5% ao ano).

Para ilustrar como é importante investir com baixas taxas de administração, veja o gráfico de um mesmo investimento ao longo de 30 anos, mas com taxas de administração diferentes:

Ou seja, a Grão conta com uma ótima filosofia de investimentos e segue uma estratégia adequada para buscar os melhores lucros no longo prazo.

Principalmente, o fundo Arca Grão é acessível e possui uma das menores taxas do mercado, para garantir que os lucros do seu dinheiro fiquem com você (e não com a gestora, como acontece em muitos fundos de previdência).

A Grão é uma gestora confiável?

Em sua operação, a Grão segue todas as regras regulatórias dos órgãos responsáveis pelo mercado de capitais, como a CVM e a Anbima.

Além disso, possui como alguns de seus princípios clareza, alinhamento de interesses e pensamento de longo prazo – afinal, é no longo prazo que você vai encontrar os melhores lucros.

Para encontrar todos os documentos regulatórios da Grão, você pode acessar o site da gestora de fundos do Grupo Primo.

Portanto, a Grão conta tanto com uma atividade perfeitamente regulada pelos órgãos fiscalizadores responsáveis, como também possui uma filosofia com foco total no investidor e alinhada aos interesses de seus clientes.

Mas não para por aí: no próximo tópico, você verá alguns dos principais responsáveis pela Grão. Vamos lá!

Quem é a equipe de investimentos da Grão?

Até aqui, você provavelmente entendeu os vários benefícios da Grão, a gestora de investimentos do Grupo Primo e sabe que ela é realmente confiável.

Mas vamos além: quem são as principais pessoas que conduzem a Grão?

Além de fundadora e CEO da Grão, Mônica Saccarelli também foi a fundadora da Rico Corretora de Valores, a qual foi vendida para a XP Investimentos em 2017. Mônica também é formada em Relações Públicas pela FAAP e possui cursos de especialização em Harvard e Stanford.

Juntamente com ela, Frederico Meinberg é o Diretor responsável pela área de riscos, compliance e operacional da Grão. Fundou a Link Investimentos e, em conjunto com Mônica, a Rico Corretora de Valores. Atualmente é sócio fundador da Grão.

Como Diretor de Gestão da Grão, Guilherme Andrade de Sá conta com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro. Já foi Managing Director na Tesouraria do Banco Santander, é formado em Engenharia de Produção pela USP e foi líder nos principais comitês da Anbima, B3 e Febraban.

Victor Oliveira é o Head de Alocação da Grão. Foi sócio do Banco Modal e um dos responsáveis por toda a construção da plataforma de fundos e previdência, no cargo de head da plataforma de distribuição de fundos do Banco Modalmais. É formado em economia pelo IBMEC – RJ.

Por fim, não podemos deixar de citar Thiago Nigro, o Primo Rico. Como CEO do Grupo Primo, Thiago é o grande responsável pela Grão, uma vez que a empresa faz parte do Grupo Primo, além de ter sido o idealizador da estratégia Arca, que serve como referência para a alocação de investimentos da Grão, através do fundo Arca Grão.

Claro que, além desses nomes, a Grão é formada por uma enorme equipe de especialistas responsáveis pela melhor gestão dos recursos de seus clientes.

Como investir no fundo Arca Grão?

Como você já sabe, o fundo de previdência privada da Grão, o fundo Arca Grão Prev FIM CP, será disponibilizado para investimentos no dia 10 de outubro de 2022.

Para investir com a Grão, basta apenas fazer um aporte mínimo de 100 reais, decisão que foi tomada para tornar o fundo Arca Grão Prev FIM CP o mais democrático possível.

Em seu lançamento, você poderá investir no fundo Arca Grão nas seguintes instituições:

  • XP Investimentos;
  • Rico;
  • BTG Pactual;
  • Banco Inter;
  • Warren;
  • Órama;
  • Modalmais;
  • Genial investimentos.

Basta possuir conta em qualquer uma dessas instituições e você poderá começar a investir com a Grão a partir de 100 reais, se assim desejar.

Conclusão

Com você pôde ver durante este artigo, a Grão não é apenas uma gestora de fundos com enorme credibilidade e com uma equipe de confiança.

Além disso, ela também conta com uma filosofia de investimentos extremamente sólida e, melhor: com uma das taxas mais baixas do mercado, tornando seus produtos ainda mais acessíveis para os clientes.

E mais importante: a partir do dia 10 de outubro de 2022, você terá a possibilidade de investir o seu próprio dinheiro no fundo de previdência Arca Grão, o chamado: Arca Grão Prev FIM CP.

Muito obrigado pela leitura e até a próxima!

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments