InícioInvestimentosFundos de InvestimentoFundo de Previdência Arca: como investir com o Primo Rico

Fundo de Previdência Arca: como investir com o Primo Rico

Thiago Nigro, mais conhecido como “O Primo Rico”, lança fundo de investimentos de previdência privada (Foto: Grupo Primo)

Thiago Nigro, mais conhecido como “O Primo Rico”, anunciou no dia 16 de setembro de 2022 que finalmente lançou um fundo de investimento para você investir com ele.

O nome vem do seu método de diversificação de carteira, chamado ARCA. Basicamente, nela o patrimônio é dividido em: ações e negócios, Real Estate (mercado imobiliário), Caixa e Ativos Internacionais.

A classe escolhida para o fundo foi a de previdência privada. Dentre as classes de fundos, essa é a que mais oferece vantagens aos investidores, e que serão comentadas neste artigo.

Portanto, se quer descobrir como o que é um fundo de previdência e como investir com o Thiago Nigro, fique até o final deste post.

Neste artigo, você aprenderá:

  • Porque a previdência social não é o suficiente.
  • O que são fundos de previdência.
  • Como funciona um fundo de previdência privada.
  • Vantagens de um fundo de previdência.
  • O que é o método ARCA?
  • Porque o fundo arca grão será um fundo de previdência.
  • Como investir no fundo arca grão.

Vamos lá!

Por que a previdência social não é o suficiente?

Antes de tudo, precisamos entender o motivo pelo qual existem fundos de previdências privadas.

Já chegou a olhar o holerite do seu salário, e percebeu que algumas coisas foram diminuindo o valor líquido que você iria receber? Uma dessas coisas é o INSS.

O que é holerite (contracheque) - Como ler, para que serve, entenda o seu

O INSS é o órgão do governo responsável por receber as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social.

Sabe a aposentadoria que o governo paga para seus pais ou avós? É o INSS que toma conta disso.

Mas, existe um pequeno problema que o governo não te conta: O INSS é um esquema de pirâmide.

Para que o governo consiga pagar essas contas, eles cobram um pequeno percentual dos trabalhadores atuais (daí vem o desconto no seu salário) para conseguirem pagar os aposentados de hoje.

Mas a conta não fecha, pois hoje existem muito mais aposentados do que trabalhadores. Para se ter uma ideia, você precisa de 10 pessoas trabalhando para sustentar apenas 1 pensionista.

Não é à toa que tivemos uma reforma da previdência em 2019, e provavelmente precisaremos de outra ainda nessa década.

E para piorar ainda mais a situação, o número de filhos por casais está diminuindo a cada ano.

Enquanto em 1960, a taxa de fecundidade era de 6,28 filhos por casal, em 2018 ela estava em 1,7. Viu como o cenário não é favorável para a previdência social?

Gráfico, Gráfico de linhas

Descrição gerada automaticamente

E é por isso que surgiu a previdência privada: para ser uma alternativa à sua aposentadoria e te dar mais tranquilidade em relação ao seu futuro.

O que são fundos de previdência privada?

Os fundos de previdência privada são fundos de investimento de longo prazo, focados na aposentadoria dos cotistas. O principal objetivo destes fundos é de fazer com que o dinheiro dos seus cotistas se acumule e rentabilize, e seja utilizado para suas aposentadorias.

Um fundo de previdência pode investir em renda fixa, ações, ou pode até mesmo ser um fundo multimercado, que investe em diversas classes de ativos sem seguir uma regra específica.

A diferença destes fundos para os outros fundos de investimento, é que eles não são regulados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), mas sim pela SUSEP. Além disso, possui diversos benefícios fiscais que serão comentados mais abaixo.

Como funciona um fundo de previdência privada

O fundo de previdência funciona em duas etapas: a primeira é a fase de acumulação e a segunda é a de usufruto.

A primeira fase é o período em que você acumula capital, seja apenas com um valor inicial, ou com aportes mensais.

Já a segunda fase é a que você retira o dinheiro para aproveitar. Pode ser um saque total, ou saques mensais/periódicos.

Outra característica fundamental dos fundos de previdência é que existem 2 modalidades de planos: o PGBL e o VGBL.

No Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), a tributação incide sobre o montante total na hora do resgate. Porém, você pode deduzir até 12% da sua renda bruta ao investir nele na hora de declarar seu Imposto de Renda.

Já no Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), não há nenhuma possibilidade de dedução. Porém, o valor do tributo é cobrado apenas sobre o rendimento.

Trazendo a tributação de IR dos planos de previdência privada, existem duas: a progressiva e a regressiva.

A alíquota da tabela progressiva aumenta conforme o tempo passa, indo de 7% para até 27%, conforme a renda mensal do contribuinte. Já na tabela regressiva, a alíquota diminui com o tempo. Saca só:

  • até 2 anos: alíquota de 35%;
  • entre 2 e 4 anos: alíquota de 30%;
  • entre 4 e 6 anos: alíquota de 25%;
  • entre 6 e 8: anos: alíquota de 20%;
  • entre 8 e 10 anos: alíquota de 15%;
  • acima de 10 anos: alíquota de 10%;

Vantagens de um fundo de previdência

Como dissemos acima, se você optar por um PGBL, pode deduzir até 12% do valor do Imposto de Renda. Mas, além disso, a alíquota cobrada para aplicações que superam dez anos de prazo de 10% é a mais baixa entre os investimentos não isentos de tributação.

E se você não estiver satisfeito com o seu plano de previdência atual, pode simplesmente migrar seus recursos para outro plano, sem precisar resgatá-los, nem pagar Imposto de Renda ou outros custos.

Por último, que é talvez o que mais vai beneficiar sua família em caso de falecimento por sua parte, é que a previdência privada não integra a herança, ou seja, não será necessário pagar o ITCMD e será muito mais fácil para seus familiares conseguirem ter acesso ao valor.

O que é o método ARCA?

Nesse método, a sua carteira deve ser dividida em 4 classes de ativos:

– Ações e Negócios

– Real Estate (mercado imobiliário)

– Caixa (Renda fixa)

– Ativos internacionais

De acordo com um estudo feito pela Spiti, o método ARCA se provou não só no Brasil, mas em diversos outros países. Saiba quais países foram analisados:

  • Alemanha;
  • Austrália;
  • Brasil;
  • China;
  • Estados Unidos;
  • Japão;
  • México;
  • Reino Unido;
  • Turquia.

Ações

Nessa parte, o patrimônio deve ser investido em ações de empresas e negócios. Porém, é importante deixar claro que investir em ações não envolve apenas a Bolsa de Valores.

Afinal, investir em um empreendimento seu como um restaurante, um salão de beleza ou uma loja de conveniência também pode ser considerado dentro da classe de ações.

Real Estate (mercado imobiliário)

Já a próxima classe envolve investimentos mais tangíveis. E o mercado imobiliário é muito importante para o método ARCA para garantir uma carteira diversificada.

Ao alocar seu patrimônio nesse mercado, você pode escolher comprar fundos imobiliários, que são o ativo mais líquido desse mercado, ou pode optar por comprar imóveis inteiros.

Com isso, você pode explorar o ganho financeiro por meio de terras e negócios imobiliários, aproveitando possíveis grandes rentabilidades no longo prazo.

Caixa

Aqui, entenda como uma reserva de oportunidade. Isso significa que você deve deixar uma parte de seu capital alocada em investimentos mais seguros e líquidos do que em outras classes, pois você pode tanto aproveitar uma oportunidade de compra no mercado.

Ter dinheiro no caixa permite que você mantenha sua sanidade ao ter dinheiro para essas oportunidades inesperadas, ou para algum momento de dificuldades.

Ativos Internacionais

Essa última classe é muito importante para você proteger seu dinheiro do país em que você mora, pois não adianta diversificar seu patrimônio só no Brasil. Afinal, existem muitas outras oportunidades lá fora.

Por isso, expor sua carteira ao mercado internacional (especialmente ao dólar) vai não só te dar mais segurança, como te mostrar novas oportunidades que você não vê aqui no Brasil.

Quem é a gestora do fundo ARCA Grão

A Grão é liderada pela Monica Sacarelli, founder da corretora Rico (Foto: Grão)

A gestora do fundo ARCA será a Grão Investimentos.

A Grão é uma gestora de investimentos criada pela Monica Sacarelli, graduada em Harvard Columbia e Stanford University. Além disso, foi founder da corretora Rico, uma das maiores corretoras do país. Atualmente, é sócia do Grupo Primo – empresa de Thiago Nigro.

Por que o fundo ARCA Grão será um fundo de previdência?

Como foi listado acima, um fundo de previdência privada tem os melhores benefícios para quem quer se aposentar bem e com segurança.

Além de ser fácil de trocar de fundo de planos iguais (PGBL para PBGL), possui um benefício fiscal para quem investirá nele.

Já pensou comprar um fundo de ações, ver que o gestor não está fazendo um bom trabalho, ter que vender as suas cotas, esperar chegar o dinheiro, para depois comprar um outro fundo, e ainda pagar imposto?

No fundo ARCA Grão, você não vai ter essa dor de cabeça toda.

Como investir no fundo Arca grão

O fundo Arca Grão não apenas vai te permitir ter uma das melhores diversificações de carteira que você poderia ter, como também será muito simples é prático.

O primeiro passo é ter uma conta em uma instituição financeira. É através de uma corretora que você pode operar na bolsa – incluindo fundos de investimento.

Hoje, as instituições financeiras que vão disponibilizar o fundo ARCA são:

– BTG Pactual

– XP

– Rico

– Inter

– Warren

– Órama

– Modalmais

– Genial

O segundo passo é fazer uma análise de perfil de investidor. Afinal, você pode acabar tendo um perfil muito mais conservador do que o fundo é, e você pode ficar ansioso quando ver seu patrimônio tendo rentabilidade negativa de vez em quando – algo extremamente normal na renda variável.

Depois que você fez essa análise e percebeu que o fundo se enquadra no seu perfil, basta investir a quantidade mínima exigida (R$ 100,00). Depois, caso deseje fazer aportes mensais, você pode configurar a alocação automática por meio do débito programado em uma conta bancária em seu nome.

Por que devo investir no Fundo Arca Grão?

Nós já falamos sobre todos os benefícios de se investir em Previdência Privada. Mas agora você deve estar se perguntando “Por que eu deveria escolher o Fundo Arca Grão?”

Basicamente, porque é um dos fundos que possuem as menores taxas de todo o mercado financeiro. E não apenas a taxa de administração. Confira abaixo:

  • Taxa de administração: 0,59% ao ano
  • Taxa de saída: 0%
  • Taxa de performance: 0%
  • Rebate de taxas com valor devolvido ao cliente

Em resumo, você dificilmente encontrará um fundo com taxas tão baixas quanto esse fundo. É por isso que o Fundo Arca Grão é um dos mais acessíveis e competitivos do mercado.

Conclusão

Esperamos que, ao final deste artigo, você tenha entendido o que é um fundo de previdência, e o motivo pelo qual o método ARCA é um dos melhores meios de diversificar seu dinheiro e garantir uma boa relação entre risco e retorno.

E claro, se deseja investir junto com o Thiago Nigro, Bruno Perini e outros grandes investidores, é só clicar aqui e vir conosco nessa jornada rumo à independência financeira!

TedDuarte
TedDuarte
Economista formado e conteudista da Finclass.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments