InícioInvestimentos16 livros para quem quer começar a investir não deixar de ler

16 livros para quem quer começar a investir não deixar de ler

Você sabe qual é o primeiro livro já escrito no mundo?

Muitos acham que é a bíblia, porém há um outro mais antigo. Registros mostram que o primeiro livro do mundo no qual se tem conhecimento são trechos de poemas sobre um rei da Mesopotâmia, escrito em cerâmica e pedra.

O primeiro livro do mundo: a Epopeia de Gilgamesh

Já os livros impressos como conhecemos hoje, só aconteceu graças a um inventor alemão no século XV, por Gutenberg. Nesse caso, podemos dizer que a bíblia foi o primeiro livro a ser impresso no mundo, já que foi o livro escolhido por Gutenberg para ser impresso em 1455.

É assim que a humanidade passa o conhecimento por milênios: através de histórias, mitos e livros que possam registrar todo o conhecimento. Imagina acordar um dia, e saber que todos os livros do mundo sumiram. Teríamos que começar do zero!

E para os investimentos, não é diferente. Afinal, o mercado financeiro não nasceu no século passado. Até mesmo Isac Newton perdeu dinheiro com ações lá no Século XV.

É por isso que hoje você conhecerá 16 livros para quem quer começar a investir seu dinheiro de uma vez por todas, e garantimos que, após você conhecê-los, se sentirá mais seguro para colocar seu dinheiro na bolsa!

Neste artigo, você verá os principais livros para quem quer começar a investir(Foto: Pixabay)

Por que investir em livros de investimento?

Os livros de investimento são fontes importantes para o aprendizado. Através da leitura, nosso cérebro consegue sintetizar melhor as ideias e fazer com que aprendamos mais sobre o assunto.

E isso é bom especialmente para a área do mercado financeiro, que é uma área um pouco cansativa para muitas pessoas. Por isso, colocamos na lista livros bem didáticos, e que vão mostrar que o tema educação financeira não é chato, como muitos acreditam.

16 livros para quem quer começar a investir

E pensando em tornar a sua experiência de aprendizado a melhor possível, nós separamos uma lista com 16 livros que vão te ajudar a alcançar a independência financeira. Confira abaixo:

Pai rico, pai pobre

Pai Rico, Pai Pobre conta a história de Robert Kiyosaki no seu caminho pela independência financeira através de investimento, imóveis, ter seu próprio negócio e o uso de táticas financeiras para proteger seu patrimônio.

Neste livro, Robert mostra a dualidade de pensamento entre o seu pai (o pai pobre) e o pai de seu amigo (o pai rico).

Enquanto o pai rico dizia coisas como “a falta de dinheiro é a raiz de todo mal”, o pai pobre dizia que “o dinheiro é a fonte de todo mal”. Em resumo, o pai rico fazia o dinheiro trabalhar para ele, enquanto o pai pobre trabalhava pelo dinheiro.

O livro é um best-seller em vários países. Inclusive, gravamos um finbook na plataforma da Finclass apresentada por Ramiro Gomes, sócio e cofundador do Clube do Valor!

Uma imagem contendo pessoa, homem, mulher, jovem

Descrição gerada automaticamente

Nudge: The Final Edition

Desde a publicação original desse livro há mais de uma década atrás, ele tem entrado no dia a dia de homens de negócios, cidadãos engajados, formuladores de políticas e consumidores em todo o lugar. O livro deu origem a mais de 400 unidades de deslocamento no mundo em governos ao redor do mundo, com inúmeros cientistas comportamentais.

No livro, a autora criou o conceito de “choice arquiteture” (traduzindo de forma literal, “arquitetura da escolha”), conceito no qual nos ajuda a fazer decisões melhores para nós mesmos, nossos familiares e até mesmo nossa sociedade.

O livro foi reescrito, com mais exemplos de experiências utilizadas dentro e fora do governo, assim como foi mais bem argumentado com inúmeros trabalhos acadêmicos, e nomearam como “a edição final” para garantirem a você de que não haverá mais edições. Portanto, pode ficar tranquilo que esse será a versão definitiva!

Os segredos da mente milionária

Existe um conjunto de crenças que nos alimenta desde a infância, e que molda o nosso destino financeiro. O problema é que não percebemos, e isso pode nos levar a uma mentalidade destrutiva.

T. Harv Eker, empresário, autor e palestrante motivacional, percebeu essa mentalidade que corrói o seu dinheiro, e registrou os princípios fundamentais que você precisa saber:

– Ou você controla o seu dinheiro ou ele controlará você;

– O hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem;

– A sua motivação para enriquecer é crucial: se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade.

– Entre muitos outros ensinamentos.

Basicamente, o livro traz aplicações práticas que são cruciais para você fazer o dinheiro ser o seu servo, e ter uma mentalidade rica. E isso se aplica a todo tipo de pessoa, pois não é uma questão de inteligência, talento, oportunidades ou educação; mas da mentalidade.

O jeito Peter Lynch de investir

O jeito Peter Lynch de investir é um livro escrito por Peter Lynch, ex-gestor do Fidelity Magellan Fund, o maior fundo de ações do mundo. 

O livro mostra que qualquer um pode ser um bom investidor, e que não é algo limitado a analistas financeiros. Seu lema é que investidores amadores também podem tornar-se especialistas. Basta olhar no desenvolvimento dos negócios à sua volta: seja no shopping center ou no local de trabalho.

Ao fazer isso, você pode descobrir coisas muito antes de qualquer analista, ou até mesmo do mercado no geral que se preocupa apenas com os balanços da empresa.

Esse também foi um livro gravado na Finclass, sendo apresentado por Thiago Salomão, fundador do Market Makers e analista CNPI Pleno.

Homem com camiseta preta

Descrição gerada automaticamente

O homem mais rico da Babilônia

O Rei Salomão foi um dos homens mais ricos da história. A bíblia diz que ele governou Israel aproximadamente entre 971 e 931 a.C. Salomão é conhecido por sua sabedoria, e por ter sido o rei que construiu o primeiro Templo de Jerusalém.

O livro “O homem mais rico da Babilônia” mostra uma coletânea de parábolas escritas por George S. Clason a partir de 1926. As parábolas abordam lições sobre assuntos financeiros: empréstimo, a importância de se poupar, organização financeira, e outros temas sobre dinheiro.

E para a sua sorte, esse é mais um livro que você pode encontrar na Finclass! Nós gravamos uma aula incrível sobre o livro, apresentada por Charles Wicz, mais conhecido como o “Economista Sincero”.

Homem de camisa preta

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Como escolher e administrar seus investimentos

Esse não é mais um manual de investimentos, fique tranquilo. O livro “como escolher e administrar seus investimentos” é uma coletânea de caminhos que podem levá-lo a investir melhor e ter retornos consistentes.

O livro foi escrito por Guilherme Rebouças de Oliveira, ex-Head de Equity do Banco Itaú e Banco Safra, e sócio da OBB Capital Partners. Ele aborda que não existe uma receita de sucesso, mas existem conceitos, teorias e prática que podem te ajudar a investir melhor.

É um livro destinado do investidor básico ao avançado, mostrando ser acessível e informativo, suficientemente profundo.

Memórias de um operador da bolsa: A incrível trajetória de Jesse Livermore

Esse livro conta a história de Jesse Livermore, um especulador financeiro na década de 20 que, sozinho, abalou Wall Street, tornando-se o homem mais rico do mundo.

Escrito por Edwin Lefèvre e com o prefácio de Thiago Salomão, o livro aborda a trajetória de um dos personagens mais instigantes da história do mercado financeiro, ao mesmo tempo em que mostra insights poderosos para quem entrar na bolsa de valores.

Tido como o maior operador financeiro que já existiu, Livermore fez fortuna assumindo operações vendidas antes de grandes tragédias, como o terremoto de São Francisco em 1906 e o crash da bolsa em 1929, período conhecido como “a Grande Depressão”.

Portanto, para quem quer conhecer mais a história de um operador da bolsa e entender como funciona esse mercado, é uma leitura muito enriquecedora.

Mulheres que lucram

O mercado financeiro não é apenas para homens, e esse livro mostra muito bem isso.

Escrita por Francine Mendes, economista e CEO da “Elas que lucrem”, a obra expõe suas experiências pessoais, desde a expectativa dos pais até os relacionamentos, maternidade e carreira.

Francine Mendes lança amanhã o livro “Mulheres Que Lucram” - EQL | Elas Que  Lucrem

A autora explica que “o segredo para se obter lucro passa pelo desenvolvimento da saúde emocional e financeira. Ambas caminham de braços dados e são as abre-alas para uma vida com retornos positivos sobre os investimentos”.

O livro é dividido em três partes:
– Mulheres que lucram com Independência;

– Mulheres que lucram com a carreira;

– Mulheres que lucram com as finanças.

Se você é mulher e quer ter inspiração de outras mulheres que são referência no mercado financeiro, pode ter certeza de que esse livro vai te ajudar nessa jornada.

A Riqueza das Nações

Adam Smith é um dos primeiros economistas que fundamentou a ciências econômicas como conhecemos hoje. E a sua obra “A Riqueza das Nações” é uma das obras introdutórias para quem quer entender as origens da economia.

A riqueza das nações | Amazon.com.br

Composta por 5 livros, essa obra aborda sobre a natureza e as causas da riqueza das nações, além de fazer análises teóricas sobre como funcionam as chamadas sociedades comerciais e capitalistas, o que é a divisão de trabalho.

O livro ficou muito conhecido por ser um grande defensor do modelo de livre mercado, ou seja, em que o estado não deve ter poder sobre a economia, e que o próprio mercado entra em equilíbrio graças a mão invisível. 

Portanto, recomendamos fortemente para quem deseja se aprofundar nos estudos da história do pensamento econômico.

Como enriquecer na Bolsa com Warren Buffett

Já ouviu falar de um dos maiores investidores da história? E o que acha de aprender como ele fez isso?

No livro “Como enriquecer na Bolsa com Warren Buffett”, escrito por Mary Bufett (esposa do filho de Buffett), tem o seu conteúdo dividido em 2 partes: “A arte da Buffetologia básica”, que aborda os principais segredos de Buffett e como reconhecer uma empresa onde deve investir.

Já na segunda parte “A Buffettologia Avançada”, a autora aborda instrumentos mais evoluídos e práticos de como você pode aplicar os segredos de Buffett. Basicamente, o objetivo do livro é traçar o passo a passo da filosofia de Warren Buffett, e praticar.

Investimentos: os segredos de George Soros e Warren Buffett

Trazendo novamente um pouco da história de Warren Buffet, porém abordando junto a vida de George Soros. Afinal, são dois investidores muito conhecidos, mas que adotaram estratégias diferentes.

Ambos começaram do zero e fizeram fortunas bilionárias através do dinheiro. A diferença é que, enquanto Buffett adotava a estratégia de Value Investing, quee consiste em comprar ações baratas e mantê-las por um longo período, Soros, ficou conhecido por suas apostas extremamente rápidas e de alta alavancagem financeira.

Sendo assim, como podemos traçar o melhor dos mundos e utilizar as estratégias que eles possuem em comum para crescermos nosso patrimônio? É exatamente o que este livro responderá.

Me poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso

Nathalia Arcuri é uma das maiores personalidades femininas de finanças do mundo. Ela criou seu canal no YouTube chamado “Me Poupe!” que começou como um blog em 2013. 9 anos depois, ela possui mais de 7 milhões de inscritos.

Uma imagem contendo pessoa, no interior, homem, segurando

Descrição gerada automaticamente

Durante a trajetória, Nathalia escreveu o livro “Me poupe!: 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”. Nesse livro, ela traz de forma bem didática e intuitiva, dicas e maneiras de como pensar e agir em meio as dificuldades financeiras e como iniciar no mundo dos investimentos de uma forma prática.

A partir dessas dicas simples e fáceis de entender, você aprenderá quais são os hábitos que sabotam sua saúde financeira, e como criar um patrimônio robusto e que esteja preparado para qualquer turbulência.

Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações

Considerado como um dos melhores dessa área, Aswath Damodaran é professor de finanças na Stern School of Business da New York University (NYU), onde ensina sobre investimentos e Valuation.

Todo e seu trabalho na área fez com que ele fosse considerado como o papa dos investimentos. Nisso, escreveu vários livros sobre o tema, incluindo o livro desse artigo.

“Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações” apresenta as principais ferramentas conceituais que você precisa saber para analisar bem uma empresa, abordando uma visão bem teórica sobre Valuation.

Após ler esse livro, você com certeza estará muito mais apto para avaliar bem o preço de uma empresa e poderá se tornar um investidor de sucesso.

Ações comuns, lucros extraordinários

“Ações comuns, lucros extraordinários” é um guia clássico para investimento em ações escrito por Philip Fisher, conhecido como um dos mais influentes investidores de todos os tempos.

Sua filosofia de investimentos vive até hoje. Inclusive, o próprio Warren Buffett segue os ensinamentos de Fisher, por ser uma grande inspiração para ele.

Esse livro possui os três principais textos escritos por Fisher:

– Ações comuns, lucros extraordinários (1958)

– Investidores conservadores dormem tranquilos (1975)

– Desenvolvendo uma filosofia de investimentos (1980)

Essa obra é uma leitura fundamental para quem quer aprender na íntegra um dos grandes “professores” de Warren Buffett.

Bem-vindo à Bolsa de Valores

Marcelo C. Piazza fez uma obra para iniciantes, que querem saber o básico para começarem a se aventurar na bolsa.

No livro “Bem-vindo à Bolsa de Valores”, é trazido uma compreensão fundamental sobre investimentos, trazendo diversas técnicas para quem quer aprender mais sobre ações, além de mostrar qual o melhor momento de se comprar e vender uma ação.

O mais importante para o investidor

Que tal ler um livro escrito por Howard Marks, sócio-fundador da maior investidora em títulos de risco do mundo?

Howard Marks é um dos principais nomes do mercado financeiro, pois sua gestora de investimentos Oaktree administrava, em março de 2022, US$ 164 bilhões de dólares.

Com mais de 50 anos de mercado, Howard escreveu diversos livros. E se pudéssemos definir um deles como uma leitura obrigatória, seria “O mais importante para o investidor”.

Nesse livro, ele finalmente conta a coisa mais importante que um investidor precisa saber para ser um investidor. E o mais importante para o investidor é:

– O pensamento de segundo nível

– Entender a eficiência do mercado (e suas limitações)

– O valor

– A relação entre preço e valor

– Entender o risco

– Reconhecer o risco

– Controlar o risco

– Estar atento aos ciclos

– Estar ciente do pêndulo

– Entre outras coisas

Já deve ter entendido que não existe apenas uma coisa que o investidor precisa saber, correto? É exatamente o que esse livro vai te mostrar.

Em suma, consideramos “O mais importante para o investidor” como uma leitura fundamental para aqueles que querem saber o segredo de um dos maiores investidores do mundo.

Homem de camisa branca

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Conclusão

Esses são apenas alguns exemplos de milhares de outras obras sobre finanças que possuem ensinamentos imprescindíveis para vocês. Portanto, esperamos ter atiçado sua curiosidade, e que comece a ler mais sobre investimentos a partir de agora!

Nós fizemos esta lista completa com uma mistura de livros que vão desde o básico até o avançado sobre investimentos.

E como falamos durante esse artigo, nós temos na plataforma da Finclass uma série de cursos sobre diversos livros do mercado financeiro chamada “finbooks”.

Nós escolhemos os melhores professores para passar os ensinamentos que eles aprenderam ao ler estes livros.

Até mais!

TedDuarte
TedDuarte
Economista formado e conteudista da Finclass.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments