No post de hoje, trazemos tutoriais completos com o passo-a-passo para declarar suas aplicações en Tesouro Direto no Imposto de Renda.
Os investimentos em títulos públicos do governo, através do Tesouro Direto, são considerados os mais seguros do país, sendo até mais seguros que a aplicação na caderneta de poupança; além de serem práticos, o Imposto de Renda é retido na fonte, dispensando a emissão de DARFs como acontece no caso das ações.
Neste post, preparamos tutoriais passo-a-passo, para que você possa declarar suas aplicações em Tesouro Direto da maneira correta no Imposto de Renda em 2022, e sem medo de errar.
Índice
Manifestando a posse dos títulos de Tesouro Direto no Imposto de Renda
Primeiramente, a posse dos títulos do Tesouro Direto deve ser manifestada através da ficha Bens e Direitos da declaração do Imposto de Renda.
As informações que devem ser usadas para o preenchimento da Declaração do IRPF 2022 constam no Informe de Rendimentos encaminhado pela corretora pela qual foram adquiridos os títulos.
Dessa forma, siga os passos abaixo para a inclusão dos ativos:
- Em primeiro lugar, abra o Programa Gerador da Declaração (PGD) do Imposto de Renda; então, clique no botão “Bens e Direitos”:
- Em seguida, clique no botão “Novo”, localizado no canto inferior direito da página para adicionar um novo ativo:
- Logo após, selecione o grupo “04 – Aplicações e Investimentos”:
- E então, selecione o código “02 – Títulos públicos e privados sujeitos à tributação”:
- Então, preencha os campos “CNPJ”, “Discriminação” com os dados do título e “Situação em 31/12/2021” com o valor informado no Informe da corretora:
- Por fim, repita esses passos caso tenha mais de um título.
“E se um título tiver vencido em 2021?” Informando os rendimentos no Imposto de Renda
Caso algum investimento do Tesouro Direto tenha vencido no ano de 2021, é preciso informar os rendimentos que vieram desse título na Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2022.
Portanto, com o Informe de Rendimentos da sua corretora em mãos, proceda da seguinte maneira:
- Retorne ao item adicionado em Bens e Direitos, e desça até o final da página, onde terá o botão “Informar Rendimento Exclusivo” conforme abaixo:
- Clicando no botão, será direcionado à ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva” do Imposto de Renda, na qual as informações do beneficiário e da fonte pagadora já virão pré-preenchidos a partir dos dados informados em “Bens e Direitos”. Então, deverá comunicar o rendimento do título no tempo que o carregou no campo “Valor”:
“É minha primeira vez preenchendo a Declaração do Imposto de Renda sozinho e estou perdido. E agora?”
Caso seja sua primeira vez prestando contas para o Leão e esteja inseguro, não se preocupe.
Esses posts irão te auxiliar a declarar seus ativos no IRPF 2022:
- Como fazer o backup da Declaração do Imposto de Renda e Recibo de Entrega do IRPF 2021 (tutorial passo-a-passo);
- 10 dicas valiosas de organização para declarar seu Imposto de Renda;
- 3 dicas essenciais para quem é MEI;
- Como declarar Renda Fixa:
- Como declarar Renda Variável:
- Como declarar Criptoativos (Criptomoedas: Bitcoin, Ether/Ethereum, BNB).
Igualmente, também preparamos uma série especial de aulas teóricas e práticas sobre o Imposto de Renda, que você já pode conferir em nossa plataforma.
Jhonny Martins, que é vice-presidente do SERAC Contabilidade, advogado e estrategista tributário com 20 anos de experiência no mercado foi o convidado para mostrar como se faz na prática e tirar todas as suas dúvidas sobre a lógica do IRPF 2022.
Afinal, uma declaração de Imposto de Renda bem-feita pode não só te fazer desembolsar menos dinheiro com tributos esse ano, bem como pode fazer você receber uma restituição de parte dos impostos pago em 2021.
Assine já a Finclass e assista às aulas de Jhonny, que é uma autoridade quando o assunto é Imposto de Renda para investidores!