Entenda de uma vez por todas por que o mercado de capitais é um artifício poderoso para o desenvolvimento econômico de um país.
O mercado de capitais é um artifício fundamental para a economia de qualquer país do mundo. O tema, no entanto, pode gerar discordâncias e até mesmo desconfiança por parte de algumas pessoas, principalmente em virtude de muitos não conseguirem entender de forma mais clara os benefícios desse sistema.
Com a missão de aumentar o acesso à educação financeira no Brasil, não podíamos deixar esse tema de fora. Portanto, separamos neste artigo explicações de como funciona o mercado de capitais, a bolsa de valores e todo esse sistema de forma geral.
Confira a seguir e entenda de uma vez por todas por que o mercado de capitais é um artifício poderoso para o desenvolvimento econômico de um país — ou seja, está longe de ser a causa de desigualdades e pobreza ao redor do mundo.
- O que é o mercado de capitais?
- Como funciona e quais os benefícios do mercado de capitais?
- O que é a bolsa de valores e onde ela está no mercado de capitais
- Como funciona a bolsa de valores
- Benefícios da bolsa de valores
- Tamanho e relevância da bolsa de valores brasileira (B3)
- Mercado de capitais como chave do desenvolvimento econômico do país
O que é o mercado de capitais?
O mercado de capitais é um dos sistemas do segmento financeiro que é responsável por intermediar as negociações entre quem quer captar recursos e quem quer investir dinheiro.
Explicando de forma prática, alguns participantes do Mercado — bem como empresas e até mesmo o Governo — precisam de recursos para financiar projetos.
Nesse sentido, essas instituições procuram interessados em emprestar esse dinheiro tendo em troca a chance de retorno no longo prazo. Entre esses possíveis credores, podem estar investidores pessoas físicas e institucionais.
Em um mercado de capitais estruturado, por exemplo, essa troca de recursos é constante e ajuda a financiar a economia.
Como funciona e quais os benefícios do mercado de capitais?
A explicação acima mostra de forma breve o que é o mercado de capitais. A prática em uma economia sólida, no entanto, envolve outros fatores.
A arte mais abaixo explica bem esse fluxo. No quadrante 1, primeiramente, estão todas as pessoas da sociedade. Elas poupam recursos e, assim como investidores institucionais, colocam o seu dinheiro no mercado de capitais, igual mostrado no item 3.
Essa relação com o mercado de capitais, portanto, mobiliza as pessoas a pouparem em busca de melhores rendimentos. Ao mesmo tempo, garante a captação de recursos para as empresas e instituições investirem nos seus projetos.
O mercado de capitais, no entanto, serve apenas como um moderador legalizado e competente para fazer essa transição.
Como mostra o item 5, esse dinheiro captado no processo de emissão de títulos e valores mobiliários chega ao caixa das grandes corporações. Desse modo, elas o utilizam para financiar os seus projetos.
Então qual seriam os benefícios desse processo para a sociedade? Nós explicamos a seguir.
Conforme mostrado no item 6, esses recursos captados são usados para financiar projetos que impactarão positivamente na sociedade.
Como existem empresas de diferentes segmentos captando recursos, a relação por meio do mercado de capitais ajudará a desenvolver as diversas áreas do país. Por exemplo: infraestrutura, tecnologia, setor imobiliário, entre muitos outros.
Os benefícios para a sociedade certamente não param por aí. O aquecimento dos investimentos ajuda a gerar empregos e a impactar no crescimento econômico do país, conforme mostra o item 7. Isso beneficia a sociedade como um todo.
Além disso, ao aumentar as receitas e lucros, as empresas retribuem com mais recursos para a sociedade, pois pagará um montante maior de dinheiro em impostos.
O que é a bolsa de valores e onde ela está no mercado de capitais
Agora que você já sabe os benefícios e como funciona o fluxo do mercado de capitais, fica a pergunta: onde entra a bolsa de valores nisso tudo?
Para isso, vamos explicar com mais detalhes o que é a bolsa de valores e onde ela está nesse fluxo.
Para ilustrar a nossa explicação, podemos dizer que a bolsa de valores é um dos meios que aparecem no número 3 da imagem. Por meio dela, é captado o dinheiro que será usado nas empresas.
Nela, os investidores profissionais e pessoas físicas podem comprar e vender os chamados valores mobiliários. Esses são títulos, ou contratos de investimento coletivos, que aprovam direito a participar do negócio e cujo rendimentos vem do esforço e resultados de terceiros.
Explicando de forma mais prática, seriam as ações, Fii’s, ETFs e outros produtos negociados em bolsa.
Como funciona a bolsa de valores
A explicação é bastante simples. Nela, investidores negociam ativos em busca de ganhos financeiros. Essa dinâmica de compra e venda gera a chamada volatilidade, com os preços das cotações dos ativos oscilando a todo momento. Essa variação é determinante para movimentar as negociações.
Já para o caso das empresas, a bolsa de valores é uma ótima forma de captar dinheiro para financiar os projetos. Dessa forma, a companhia pode expandir as suas atividades e lucrar mais. Como consequência, trará mais benefícios e estrutura para a sociedade.
Para entender melhor essa relação de ganho de investidores e de empresas, devemos explicar o conceito de mercado primário e secundário.
O que é mercado primário e secundário
Mercado primário
No mercado primário, a empresa negocia diretamente com os investidores. Nesse caso, o dinheiro arrecadado vai direto para o caixa da companhia. Esse processo se dá por meio do IPO (Oferta Pública Inicial).
Portanto, ao abrir capital, a empresa tem como objetivo arrecadar mais recursos para usar em seus projetos. Com isso, atraem investidores que acreditam na estratégia da empresa para comprar as suas ações.
O mesmo acontece nos processos de subscrição, no caso dos Fii’s.
Mercado secundário
Já o mercado secundário se dá após o processo de IPO. Nele, há apenas a troca das ações já em circulação entre os integrantes da bolsa de valores. Portanto, nesse caso não há ganho financeiro para o caixa das empresas.
Os investidores, no entanto, conseguem buscar ganho de capital por meio da valorização dos ativos.
Benefícios da bolsa de valores
Segurança
A bolsa de valores é um meio regulado para fazer as transações de ativos no mercado de capitais. Portanto, ela garante segurança a todos os participantes dos processos de negociações de valores mobiliários.
Liquidez
Outro ponto positivo é que o mercado centralizado na bolsa de valores ajuda a dar mais liquidez aos ativos, Isso torna a compra e venda de ativos muito mais fácil e rápida.
Dessa forma, os investidores se veem mais seguros para negociar e adquirir um grande número de cotas, pois sabem que poderão negociar com tranquilidade em caso de necessidade.
Rigidez e transparência nos processos
Para abrir capital, as empresas devem seguir uma série de regras específicas exigidas pelos órgãos reguladores. Além disso, devem divulgar abertamente os seus balanços financeiros.
Portanto, a listagem na bolsa de valores exige que a empresa seja transparente e cumpra essa série de critérios, garantindo mais segurança para quem deseja investir.
Termômetro da economia
Além disso, as movimentações e variação da bolsa de valores serve como parâmetro e um tipo de termômetro da economia.
Dessa forma, a oscilação serve para que as instituições públicas e privadas tenham uma dimensão de como está o humor do mercado financeiro e tomem as suas decisões a partir disso.
Tamanho e relevância da bolsa de valores brasileira (B3)
No Brasil, temos a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). A bolsa de valores brasileira conta com cerca de 400 empresas listadas e uma capitalização de quase 1 trilhão de dólares.
Apesar de bem consolidada, a bolsa brasileira ainda fica atrás dos países mais desenvolvidos.
Ao compararmos, por exemplo, com os Estados Unidos, maior economia do mundo, a empresa mais valiosa dos EUA sozinha bate toda a B3. Trata-se da Apple, que possui um valor de mercado de mais de 2,5 trilhões de reais.
Ao compararmos, vemos como um mercado de capitais desenvolvido e uma economia forte andam lado a lado. Portanto, o Brasil ainda tem um longo caminho a seguir.
Mercado de capitais como chave do desenvolvimento econômico do país
Com as informações levantadas, vemos a importância do mercado de capitais e da bolsa de valores para o desenvolvimento do país.
Com esses dois meios fortes, o país ganha força no crescimento econômico. Isso impacta indicadores como o PIB, a geração de empregos e a qualidade de vida da população.
Se você ainda não faz parte do time de investidores, comece agora mesmo e ajude a desenvolver o mercado de capitais do país. Isso tudo enquanto planeja a sua tranquilidade financeira para o futuro!
Não sabe como começar? Então confira a Finclass sobre os primeiros passos para investir com as aulas do investidor, empreendedor e influenciador de finanças Breno Perrucho.