Alguns livros têm o poder de fazer rir, chorar, ou nos transportar para lugares que não existem na vida real. Por outro lado, outros têm a capacidade de fazer refletir sobre nossa vida, escolhas e comportamentos, como na sua educação financeira.
Diversos pensadores e especialistas de mercado já se debruçaram para entender a relação humana com o dinheiro. Assim sendo, seus insights deram origem a livros que se aprofundam no assunto de educação financeira e com isso, ajudam investidores de todos os níveis.
No artigo de hoje traremos 6 livros que carregam consigo a capacidade de transformar sua relação com o dinheiro. Além disso, podem influenciar positivamente na escolha dos seus investimentos.
1. Os Segredos da Mente Milionária
Quando você sente que precisa estudar mais, eventualmente conclui que é preciso ler mais.
Nossas conclusões geralmente se iniciam na ação, entretanto existem 2 passos antes dela, o pensamento e o sentimento.
O livro de T. Harv Eker traça o paralelo de 17 diferenças entre a forma de pensar dos milionários e das pessoas medianas, ao passo que traz ideias que te auxiliarão a iniciar no mundo das finanças com o pé direito.
2. O Investidor Inteligente:
Escrito por Benjamin Graham, é um clássico das finanças e conta com prefácio de Warren Buffet, que é considerado o mais bem sucedido investidor do mundo.
“O Investidor Inteligente” é um dos livros mais completos para quem deseja compreender a fundo o universo dos investimentos, enquanto ensina lições importantes para quem deseja investir bem e de forma estratégica na Bolsa de Valores.
3. Antifrágil:
Quando se pensa no antônimo de frágil, a princípio vem à mente algo robusto. Mas, ao contrário da robustez, que aguenta um limite de volatilidade, a natureza se prova um grande exemplo de antifragilidade, pois ela faz proveito do improvável e do acaso, sofrendo danos, mas se aprimorando com o tempo.
Para muito além das finanças, Nassim Taleb apresenta em seu livro “Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos” o conceito da antifragilidade e, acima de tudo, apresenta nele a capacidade de se fortalecer a partir da incerteza e volatilidade.
O título traz análises acerca de melhorias e inovações iniciadas a partir de situações de tentativa e erro, e sobretudo fala de decisões que podem mudar uma vida inteira, em diferentes cenários.
4. Pai Rico, Pai Pobre:
Um dos livros de educação financeira mais vendidos no mundo, o livro conta com a história de dois pais: um bem-sucedido academicamente, com um PhD e cursos em três faculdades conceituadas, em contraste com um que nem havia terminado o ensino médio.
Diferentemente do que o senso comum diria, o pai mais humilde acaba se tornando um dos homens mais ricos do Havaí, e o livro disseca o porquê disso ter acontecido.
Robert T. Kyiosaki apresenta conceitos como ativos e passivos financeiros, e como eles estão ligados com o sucesso ou a ruína das finanças de uma família.
Um dos best-sellers do gênero de finanças pessoais, quebra vários paradigmas em educação financeira e por analogia ensina lições que não são passadas em quase nenhuma escola.
5. A Psicologia Financeira:
Morgan Housel é autor de “A psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade”, um dos títulos de finanças mais vendidos de 2020.
O livro possui linguagem simples e, acima de tudo, é embasado nas histórias de investidores, empresários e cases de negócios de sucesso.
Nele, Housel mostra como a forma com que lidamos com o dinheiro é intrinsecamente relacionada ao fator psicológico em um livro com ensinamentos atemporais.
6. Do Mil ao Milhão:
Thiago Nigro acumulou ao decorrer de sua trajetória como investidor e assessor de investimentos uma extensa expertise com educação financeira e finanças pessoais.
Enxergando um potencial de crescimento na internet, decidiu migrar para o YouTube através do canal O Primo Rico onde passou a compartilhar seus conhecimentos sobre o assunto com quem buscava sobre educação financeira na plataforma.
O livro “Do Mil ao Milhão: Sem cortar o cafezinho” compila alguns dos aprendizados de Nigro e fala sobre os 3 pilares para atingir a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.
Assista “Diversificação” com Thiago Nigro na Finclass
É preciso ser paciente e estudar o mercado para se obter os melhores resultados, entretanto os livros indicados já servem como uma base sólida para trilhar um caminho de sucesso rumo à independência financeira.
A Finclass, streaming de finanças do Grupo Primo, auxilia o investidor na sua jornada com trilhas de conhecimento para todos os níveis de maturidade financeira.
Leia também: Finclass: educação financeira acessível para investidores de todos os níveis
A plataforma conta também com os Finbooks, onde especialistas de mercado compartilham seus insights dos maiores livros dos gêneros de economia e comportamento.
Se você deseja aprender mais sobre educação financeira, clique aqui e assine já a Finclass!
E aí, curtiu este post? Comente se faltou algum livro na lista e compartilhe com seus amigos se foi útil para você.