InícioInvestimentosCriptomoedasComo comprar NFT: veja o passo a passo!

Como comprar NFT: veja o passo a passo!

Confira o nosso passo a passo e aprenda como comprar NFT de forma simples e prática

Como comprar NFT
Como comprar NFTs (Foto: Pixabay)

Os criptoativos estão ganhando cada vez mais projeção e interesse da sociedade devido às suas características disruptivas. Com isso, muitas pessoas querem participar desse mercado, porém, ainda não sabem os passos a seguir para começar. Pensando nesse problema, separamos neste artigo a explicação de como comprar NFT de forma prática. 

Para isso, separamos um conjunto de 4 passos detalhados por meio de imagens para que você saiba como comprar NFT de forma segura e sem cometer erros. Aprenda de maneira simples e descubra de uma vez por todas como é simples investir em NFT. 

Além de te ensinar a comprar, ainda separamos um tópico para te ensinar como criar NFTs. Assim, você também poderá colocar para frente os seus próprios projetos! 

Veja mais informações abaixo! 

1º passo – Saiba onde armazenar os NFTs de forma segura  

Antes de pensar em comprar o seu primeiro NFT, é preciso saber que adquirir esse tipo de ativo vai exigir conhecimento sobre como armazená-lo de forma segura. 

Os criptoativos podem ser alvo de hackers que, ao terem acesso às suas chaves de acesso, podem roubar os seus ativos.  

Portanto, ter esse cuidado é fundamental.  

Reforçamos, entretanto, para que você não se assuste. Afinal, seguindo as práticas corretas é possível armazenar esse ativo em segurança e sem grandes problemas. 

A melhor forma de armazenar os criptoativos é por meio de uma wallet — caso queira conhecer mais sobre essa ferramenta, confira o artigo que fizemos sobre como armazenar criptomoedas, que também detalha os tipos de wallet existentes no mercado.  

cold wallet
Cold wallet de criptomoedas (Foto: Unsplash)

Portanto, para comprar os seus NFTs, você terá que baixar uma wallet. Só assim será possível ter acesso aos market places (mercados online) que vendem esses tipos de ativos. 

Explicaremos a seguir com mais detalhes as wallets disponíveis no mercado e como fazer para usá-las para comprar NFT.  

2º passo – Baixe a sua wallet de criptoativos

Agora, você vai efetivamente baixar a sua wallet de criptoativos.  

Para evitar possíveis golpes, é recomendável que você acesse o link das carteiras diretamente nas redes sociais das plataformas, como os perfis no Twitter, por exemplo. De preferência, entre em perfis que possuem selo de verificação.

Metamask Twitter
Twitter oficial da Meta Mask

Outra opção é entrar diretamente no site oficial da empresa criadora da wallet para fazer o download.  

Atualmente, existem diversas wallets disponíveis, como a Coinbase Wallet e a Fortmatic. Para explicar o passo a passo, no entanto, vamos usar como exemplo a MetaMask, wallet mais popular da rede Ethereum.  

Na MetaMask, assim como acontece com outras carteiras virtuais, você baixa a wallet ativando uma extensão do Google Chrome.  

Cada wallet tem regras diferentes de disponibilidade. A MetaMask, por exemplo, só pode ser usada por meio do Google Chrome, ou seja, não suporta outros navegadores. Em compensação, é possível baixá-la para iOS e Android. 

Como comprar NFTs - download da wallet
Baixando a Meta Mask

Depois de baixar a extensão e ativar no Chrome, basta aceitar os termos de uso e começar a configurar a wallet para uso.  

Diferença entre wallets

Antes de irmos para o próximo passo, vale um parêntese:

Estamos usando como exemplo a MetaMask, que é uma wallet que faz parte da família de aplicativos da rede Ethereum, atualmente a mais popular altcoin do mercado.  

Existem, no entanto, ferramentas que estão hospedadas em outras redes de altcoins, como a Solana e a Thezos. Nelas também é possível comprar NFTs. Portanto, pode ser uma alternativa caso você prefira outras redes de comercialização. 

Criptomoeda Tezos
Criptomoeda Tezos (Foto: Unsplash)

Explicando de forma mais prática, podemos comparar esse universo à rede Google. Ao criar uma conta no Google, você pode usar toda a rede de ferramentas que fazem parte da empresa com o mesmo login: YouTube, Google Analytics, Google Ads, entre outras. 

Nas redes de altcoins, como a Ethereum, acontece a mesma situação. Todas as plataformas e serviços são integrados, facilitando a navegação entre elas. Isso contribui para otimizar diversos serviços — entre eles, as comercializações dos NFTs.   

3º passo – Crie a sua conta no software de gestão de carteira

Depois da instalação e aceitação dos termos de uso, a carteira está pronta para ser configurada.  

A Meta Mask dá a opção de importar uma carteira já existente ou criar totalmente do zero. Escolha de acordo com a sua pretensão.

Como comprar NFTs - configurando a metamask
Configurando a MetaMask

Logo após criar um usuário na MetaMask, o passo seguinte é a criação de uma senha.  

Essa senha é apenas para acessar a Metamask — portanto, não confunda com a sequência de palavras padrão que servem como senha para gerenciar os seus criptoativos.  

Como comprar NFT - criar senha
Criando uma senha na MetaMask

Apenas depois de feito isso, você acessará o menu onde serão geradas as já conhecidas “palavras secretas” do mundo dos criptoativos — que são um conjunto de palavras aleatórias que servem como uma senha para acesso à sua carteira em outros dispositivos.  

Cuidados com a sua chave privada

Sempre que você gerar um endereço em uma blockchain, essa sequência de palavras será criada como uma senha.  

Geralmente, as ferramentas geram um total de 12 palavras. Anote todas e guarde em um local totalmente seguro. 

Vale lembrar para que você NUNCA revele essas palavras a ninguém, pois são elas quem vão dar acesso à sua carteira de ativos. Se algum hacker tiver acesso a essa sequência, ele poderá roubar os seus criptoativos. 

Outro cuidado é para que você também nunca perca essa senha. Caso contrário, os ativos ficarão presos nessa wallet e você nunca mais conseguirá ter acesso a eles.  

Para finalizar, o programa perguntará mais uma vez a sua sequência de palavras para fazer a configuração. Digite-as e a sua carteira estará pronta para uso.  

Agora, você está pronto para adquirir ethers — ou enviar os que já possui para essa carteira — e comprar NFTs efetivamente. 

Menu metamask
Menu inicial da MetaMask

Ao clicar na opção “comprar”, você tem a opção de adquirir ethers por duas plataformas de comercialização de criptomoedas — Wyre e Transak — ou depositar diretamente. Faça a escolha de acordo com a sua preferência.  

Na opção “enviar”, você envia os ethers que já tem na carteira para outra conta. Já a opção “swap” serve como uma troca entre duas partes.   

Vale um último adendo: sempre quando for comprar NFT, transfira uma quantidade de ethers a mais para a sua conta.  

Isso porque existe uma taxa de transferência da blockchain do Ethereum denominada “gas”. Ela consiste em uma espécie de “prêmio” pelo trabalho pago aos mineradores que mantêm a rede funcionando.  

Essa taxa varia de acordo como a rede está. Se ela está muito congestionada e com muitos acessos, a taxa tende a ficar maior. Caso contrário, fica menor.

4º passo – Acesse o mercado online para comprar NFT

Agora que a sua wallet já está configurada e possui ethers suficientes para realizar a compra do NFT, chegou a hora de ir à loja virtual que negocia esse tipo de ativo.  

Lembrando, novamente, que também é possível fazer a negociação em outras redes que não seja a Ethereum, caso você possua altcoins diferentes do ether, como wETH, USD Coin e Dai.  

Para seguir o nosso exemplo, porém, reuniremos mercados online que fazem parte da rede Ethereum.  

Existem diversas galerias e marketplaces que negociam NFTs e fazem parte dessa rede. Como exemplo, porém, vamos utilizar apenas a plataforma OpenSea, um dos mercados mais conhecidos da Ethereum. 

Caso prefira, porém, existem diversas outras opções de marketplaces, como ShowTime, Foundation, Rarible, Binance NFT, Solanart, SuperRare, Nifty Gateway e 9 Block.  

Logo Open Sea (Foto: Divulgação Open Sea)

Comprando o NFT no marketplace

Com a sua wallet criada, você pode acessar o marketplace e comprar ou vender as NFTs que desejar.  

O marketplace funciona como um e-commerce comum em que você adquire produtos. No entanto, em vez de pagar com moedas fiduciárias, como real, dólar ou euro, você realiza a compra com os seus ethers.  

Basta navegar nos menus do Open Sea e buscar os NFTs que deseja adquirir. 

Para isso, você tem que sincronizar a sua carteira da Meta Mask com o Open Sea (www.opensea.io). Clique no símbolo de usuário na parte superior da home, selecione “profile” e escolha a opção de sincronizar a sua carteira da Meta Mask — conforme mostra a imagem abaixo.  

Open Sea menu
Menu da Open Sea

Depois de selecionar, você precisa apenas fazer o processo de pesquisa do item e compra, igual a um site de e-commerce comum, e finalizar as compras pagando com os ethers da sua carteira.  

Caso você não tenha ethers, é possível ainda comprar os altcoins por meio do cartão de crédito dentro do Open Sea.  

Para isso, basta ir à página inicial, clicar no ícone da carteira — conforme mostra a imagem abaixo — e depois selecionar “Add Funds”. Com isso, aparecerá tanto a opção de transferir criptoativos quanto a de comprar na hora.  

Como comprar NFT - adquirindo criptomoedas
Adquirindo criptomoedas na Open Sea

Faça todo o procedimento de compra com calma e cuidado, principalmente nas primeiras vezes, para evitar problemas e acabar cometendo erros que comprometam os seus ativos. 

Como comprar NFT - página de compra da Open Sea
Página de compra de um Bored Ape na plataforma Open Sea

Feito esse procedimento, está tudo certo. Você comprou o seu primeiro NFT! 

Agora basta armazená-la de forma segura e aproveitar os benefícios de acordo com o seu objetivo.  

Como criar NFTs? É possível ter as minhas próprias artes?

Criar NFTs tem como parte mais difícil a inspiração artística ou a boa ideia do criador, pois a parte prática de subir nas plataformas é, na verdade, bem simples! 

Usando como exemplo a plataforma OpenSea, o procedimento é simplesmente entrar na plataforma, conectar a sua wallet e subir o projeto. 

Os NFTs podem ser variados: uma imagem, um vídeo, uma música ou um modelo 3D. A única exigência feita pela plataforma é que os arquivos podem ter no máximo 100 MB.  

Depois de subir o seu projeto, ainda é possível incluir informações como nome, descrição e outras personalizações que a plataforma permite. 

Assim como acontece nas transações, o procedimento de criar NFTs também envolve o uso da blockchain da rede Ethereum. Portanto, é necessário pagar a taxa gas.  

Comprar NFT na rede Ethereum
Rede Ethereum (Foto: Pixabay)

Vale ressaltar também que os market places costumam cobrar comissões pela venda do NFT. Na OpenSea, por exemplo, essa taxa é de 2,5%. Outras redes citadas, como Binance NFT, Nifty Gateway, SuperRare e Rarible costumam ter taxas semelhantes.  

Pronto! Agora você está apto a criar e comprar NFT sem grandes problemas.  

Se ainda restar alguma dúvida, deixe-a nos comentários!  

Assine a Finclass para aprender sobre os criptoativos

Se você quiser saber mais sobre o universo dos criptoativos, te convidamos a assinar a Finclass. Lá você encontra diversas aulas sobre variados temas sobre o universo cripto. Entre elas: 

  • Finclass com o tema “Criptomoedas” (com Samir Kerbage, fundador da Hashdex); 
  • Finbook com o tema “Bitcoin – A moeda na era digital” (com Fernando Ulrich, autor do livro); 
  • Finclass com o tema “Reserva de Valor” (com Bruno Perini, que entre outras opções de reserva de valor, fala também sobre o bitcoin).   

Assine agora mesmo e tenha acesso ao conteúdo! 

*Este artigo não é uma recomendação de investimentos. O intuito dele é fornecer conteúdo gratuito e educacional sobre como os NFTs funcionam e os procedimentos práticos para adquiri-los. As informações apresentadas não têm como fim indicar ativos e não devem ser interpretadas desta maneira. 

Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments