InícioImposto de RendaImposto de Renda: 10 dicas valiosas de organização para o IRPF 2023

Imposto de Renda: 10 dicas valiosas de organização para o IRPF 2023

No post de hoje, compilamos 10 dicas valiosas de organização para o IRPF 2023, para que você não caia na malha fina do Imposto de Renda esse ano.

Foto: Pixabay

Chegou a hora de se acertar com o Leão e ao passo que o prazo vai apertando, muita gente se atrapalha ou esquece alguma coisa na hora de declarar seu Imposto de Renda.

Se você descobriu no post anterior que vai precisar declarar o Imposto de Renda, se atente aos prazos, pois esse ano eles sofreram alterações.

A entrega da Declaração de Ajuste Anual em 2023 vai começar logo. Portanto, não deixe para a última hora!

No post de hoje, daremos 10 dicas valiosas de organização para que você não se atrapalhe e acabe perdendo o prazo de entrega do IRPF 2023 com a Receita Federal.


Índice


Como se organizar para declarar o Imposto de Renda em 2022

Imagem de pessoa em frente ao computador, buscando arquivos digitais.
Créditos da imagem: Adobe Stock/Tippapatt.

Nos anos anteriores, a Receita Federal costumava liberar o Programa do Imposto de Renda alguns dias antes do início oficial do prazo.

Isso acontecia com a finalidade de permitir aos cidadãos que conseguissem preencher as informações com antecedência e deixar tudo pronto.

Todavia, é possível começar a se organizar desde 1º de janeiro para a época de entrega do Imposto de Renda.

Uma das vantagens de se entregar a declaração do IR o quanto antes é que, uma vez que haja valor a ser restituído, a devolução é feita nos primeiros lotes.

Por outro lado, quem perde o prazo da declaração do Imposto de Renda paga uma multa e, caso tenha imposto a pagar, ainda pode ter um acréscimo de até 20% sobre o imposto devido.

Para que você não se desespere nos últimos dias de abril, você já pode começar a se organizar seguindo essas 10 dicas que preparamos:

1) Recupere a Declaração do Imposto de Renda do ano anterior

O Leão obriga os contribuintes a guardarem seus recibos de entrega da declaração por pelo menos 5 anos, todavia mesmo com a exigência muitas pessoas acabam esquecendo de fazê-lo.

No entanto, além da obrigação, guardar os arquivos da declaração do ano anterior pode ser uma “mão na roda” para o preenchimento da declaração do IRPF 2023, visto que o programa da Receita Federal permite a importação dos dados do ano anterior para o exercício vigente.

Existem duas formas de manter um backup de sua Declaração de Imposto de Renda:

  • Primeiramente, salvando uma cópia simples em PDF para poder ter em mãos os dados transmitidos e o Recibo de Entrega do ano anterior (podendo imprimir se necessário);
  • Ou então recuperando os arquivos de preenchimento do programa da Receita do ano anterior para agilizar a inclusão dos dados no ano seguinte.

Preparamos tutoriais para ambos os casos, que você pode conferir nesse post: Como fazer o backup da Declaração do Imposto de Renda e Recibo de Entrega do IRPF 2021 (tutorial passo-a-passo).

2) Utilize a plataforma da B3 para auxiliar no preenchimento da declaração do IRPF 2023

Caso você tenha feito movimentações na Bolsa de Valores em 2023, a Área Logada do Investidor da B3 possui diversas funcionalidades que ajudam o investidor e compilam informações de diferentes instituições.

Uma das mais interessantes para quem possui cadastro em mais de uma corretora de valores é a possibilidade de compilar todas as informações de compra, venda e posição atual em um só lugar.

Ademais, a plataforma da B3 possibilita ao investidor exportar o relatório pesquisado e fazer o download dos dados nos formatos: PDF, para simples conferência dos dados, e/ou no formato Excel/XLS, ideal para ser importado para planilhas.

Dessa maneira, fica mais fácil calcular o preço médio de um ativo ou se recordar da sua movimentação e não deixar nada para trás na declaração do IRPF 2023.

Além disso, caso tenha emprestado suas ações e recebido uma renda referente a aluguel de ações durante o ano de 2021, também é na Área Logada do Investidor que você encontrará o Informe de Rendimentos.

Confira abaixo um tutorial passo-a-passo para acessar os relatórios de posição da Área Logada do Investidor na B3.

Como acessar a Área Logada do Investidor na B3 (passo-a-passo)

  1. Acesse o site oficial da plataforma e insira CPF e senha cadastrados:
Captura de tela mostrando a página inicial da Área do Investidor na B3.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Por motivos de segurança, a B3 habilitou por padrão o acesso em duas etapas. Escolha o modo por onde receberá o código de acesso:
Captura de tela mostrando a página de “2º fator de autenticação” da Área do Investidor na B3.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Na página inicial da área logada, clique no “Menu”, no canto superior esquerdo para acessar as opções:
Captura de tela mostrando a página inicial da Área Logada do Investidor na B3, com o botão “Menu” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Posteriormente, clique na opção de “Extratos” para acessar o relatório consolidado de ativos:
Captura de tela mostrando o menu da Área Logada do Investidor na B3, com o texto “Extratos” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Por padrão, o extrato selecionado será o de “Posição” e a data mostrada no canto superior direito será o dia útil anterior à data atual. Em seguida, clique na data em destaque para alterar os filtros de pesquisa:
Captura de tela mostrando o extrato na Área Logada do Investidor na B3, com o texto “FILTRAR 15/03/2022” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Logo após, selecione 30/12/2021, para obter a posição consolidada dos ativos no ano anterior, e clique no botão “Filtrar”.
Captura de tela mostrando o filtro do extrato na Área Logada do Investidor na B3, com o texto “Escolha a data: 30/12/2021” e o botão “Filtrar” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. A data no canto superior direito deverá ter sido alterada para refletir a data filtrada; de tal forma que o relatório deve refletir as aplicações financeiras que você possuía no último dia útil de 2021. Caso deseje, poderá exportar o relatório para seu computador clicando no botão amarelo que aparece no canto inferior direito da tela.
Captura de tela mostrando o extrato na Área Logada do Investidor na B3, com o texto “FILTRAR 15/03/2022” e o botão “Download” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Clicando no botão amarelo de download, logo depois um menu com as opções de formatos de arquivo disponíveis deverá surgir.
Captura de tela mostrando o filtro do download na Área Logada do Investidor na B3, com as opções de formato disponíveis: PDF e Excel em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.

3) Guarde os DARFs quitados em 2022 para informar seu pagamento no IRPF 2023

Caso você tenha realizado operações de venda em Bolsa de Valores em cifras superiores às da cota de isenção e aferido um lucro, é obrigatório o pagamento da DARF até o último dia do mês seguinte ao da operação, sob a pena de juros e multa.

Mantenha os documentos em um local seguro até a hora do preenchimento da declaração do IRPF 2023, com a finalidade de evitar a cobrança em duplicidade de tributos já pagos.

4) Compile os recibos de bens transacionados em 2021 para informar na declaração do IRPF 2023

Se você comprou ou vendeu um bem como um imóvel ou veículo, a movimentação deve constar na declaração do IRPF 2023.

Dependendo dos valores ou das regras de isenção vigentes, a comprovação de pagamento do Imposto sobre o Ganho de Capital (GCap) será necessária.

5) Atualize o cadastro em instituições financeiras antes do prazo para o Imposto de Renda

Confirme se informações pessoais como dados de contato e endereço e estão atualizados em todos os seus cadastros de instituições financeiras, como por exemplo bancos e corretoras onde possui contas.

Essas empresas têm até 28 de fevereiro para emitirem seus Informes de Rendimento e enviarem para o endereço dos contribuintes; assim como podem disponibilizar uma versão digital para download.

Caso você tenha feito uma mudança de endereço em 2021 e esquecido de informar a empresa com antecedência, então deverá entrar em contato solicitando a alteração imediata e uma segunda via do Informe de Rendimentos, no caso de a empresa não dispor de um site onde o acesso ao documento seja facilitado.

Todavia, devido ao grande volume de e-mails recebidos com essa demanda durante o período de declaração do IRPF 2023, as instituições podem demorar mais que o normal para responder.

6) Contate o RH das empresas que trabalhou em 2021 para declarar seus rendimentos no IRPF 2023

Se o tempo de registro de um funcionário foi de 1 dia ou se ele trabalhou o ano inteiro, as empresas são obrigadas a entregar os Informes de Rendimento de todos os seus colaboradores para que eles preencham a declaração do IRPF 2023.

No Informe de Rendimentos recebido dos empregadores devem constar:

  • As informações do salário total recebido durante o ano;
  • Os valores do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e contribuições ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), que geralmente são deduzidos sobre a folha de pagamento mensal;
  • Demais contribuições adicionais como: venda de parte das férias; aportes em previdência privada empresarial; e valores pagos ao plano de saúde ou odontológico, em casos em que há dedução sobre o salário recebido.

7) Guarde os recibos de receitas ou despesas com aluguel em 2021 para informar no Imposto de Renda

A quantia gasta ou recebida de aluguel pode influenciar no valor do imposto a ser pago no IRPF 2023; especialmente no caso de quem dispõe de imóveis para aluguel e usem desse valor para complementar sua renda.

Não deixe de mencionar os valores na declaração de Imposto de Renda, sob o risco de cair na malha fina do Leão ou ainda uma punição financeira mais severa.

8) Retire o extrato do INSS para informar os benefícios recebidos em 2022 no IRPF 2023

Caso o contribuinte tenha recebido benefícios através do INSS durante o ano de 2021, deve acessar o portal da Previdência Social e fazer o download do seu Extrato.

É possível também a entrega do documento mediante agendamento em uma agência do órgão.

O documento contém informações indispensáveis para serem mencionadas na declaração do IRPF 2023, sob o risco de cair na malha fina caso não sejam inclusas.

9) Obtenha o número de CPF dos dependentes para informar na declaração do Imposto de Renda

Os dependentes no Imposto de Renda são quaisquer pessoas que dependam da renda do contribuinte. Isso inclui filhos, pais, cônjuges ou até mesmo uma pessoa de quem o contribuinte tenha a guarda judicial.

Desde 2019, a Receita Federal obriga aos contribuintes que informem o número de CPF de todos os seus dependentes na declaração de Imposto de Renda; inclusive os menores de idade.

Portanto, não deixe para a última hora!

É possível fazer o cadastro no site da Receita Federal (gratuito); bem como em agências conveniadas dos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (sob o custo de R$7,00).

10) Guarde o recibo de serviços médicos e de educação utilizados em 2022 para a declaração do IRPF 2023

Diversos serviços como os de médicos, dentistas e de educação particulares são dedutíveis no Imposto de Renda.

Isso quer dizer que, caso a Receita defina que você precise pagar algum imposto, declarar a utilização desses serviços pode diminuir o impacto da “mordida” do Leão.

É essencial, portanto, que os recibos desses serviços sejam guardados durante o ano anterior para que haja a utilização correta do benefício no momento de preencher a declaração do IRPF 2023.

IMPORTANTE: Nas despesas de educação, somente são aceitas as deduções provenientes de escolas de ensino fundamental, médio, técnico ou superior; cursos livres não estão sujeitos a essa regra.

“Chegou a hora da declaração do Imposto de Renda. E agora?”

Imagem do professor Jhonny Martins. Ele tem a pele bronzeada, cabelos e olhos escuros e barba por fazer. Ele está sorrindo, vestindo uma camiseta preta e pulseira azul no braço direito. Está sentado com um computador à sua frente e uma mão sobre a outra.
Créditos da imagem: Finclass.

Se você seguiu nossas dicas, se organizou buscando todos os documentos necessários para o Imposto de Renda; mas chegou a hora de declarar o IRPF 2023 e travou na tela do programa da Receita Federal, não se preocupe!

Que tal acompanhar o passo-a-passo de um expert na área preenchendo a declaração e mostrando a tela na prática?

Lançamos em nossa plataforma uma finclass sobre Imposto de Renda com Jhonny Martins, vice-presidente da SERAC Contabilidade e estrategista com 20 anos de experiência.

Nela, ele explica o racional por trás da declaração do Imposto de Renda e ensina o passo-a-passo para cada classe de ativos no IRPF 2023.

Uma declaração de Imposto de Renda bem-feita não somente te faz pagar menos imposto; acima de tudo, ela ainda pode fazer você receber uma parte do seu dinheiro de volta.

Assine já a Finclass e não perca essa aula completa com uma autoridade quando o assunto é Imposto de Renda para investidores.


Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments