InícioImposto de RendaImposto de Renda: Como fazer backup do IRPF 2021 (passo-a-passo)

Imposto de Renda: Como fazer backup do IRPF 2021 (passo-a-passo)

No post de hoje, trazemos tutoriais completos com o passo-a-passo para você salvar a Declaração e o Recibo de Entrega do Imposto de Renda 2021 através do computador ou dispositivos móveis.

Imagem de uma mulher com feição de preocupação.
Créditos da imagem: Adobe Stock/DCStudio.

Você sabia que é obrigatório guardar a Declaração do Imposto de Renda e seus Recibos de Entrega?

Essa exigência existe, pois, a Receita Federal possui um prazo para cobrar os contribuintes de até cinco (5) anos em suas pendências de Imposto de Renda.

Só que, para além do efeito compulsório, ter uma cópia da Declaração de Ajuste do ano anterior pode agilizar o processo de preenchimento da Declaração do IRPF 2022.

No post de hoje, explicamos quais são os tipos de backup dos dados disponíveis e, em contrapartida, como você pode conseguir acesso a eles.

Além disso, preparamos alguns tutoriais práticos para que você aprenda o passo-a-passo de como obter o acesso a esses documentos em diversos tipos de dispositivo e, sobretudo, não fique em maus lençóis caso o Leão resolva prestar contas depois.


Índice

Formatos de backup da Declaração do Imposto de Renda e Recibo de Entrega

Imagem de um homem em frente ao computador, com um HD externo conectado ao dispositivo.
Créditos da imagem: Adobe Stock/Pressmaster.

Antes de mais nada, há duas maneiras de manter um backup de sua Declaração de Imposto de Renda e do Recibo de Entrega: uma cópia simples (em PDF) ou uma cópia do arquivo do Programa Gerador de Declaração (PGD), gerada em formato proprietário ao programa da Receita Federal.

Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, conforme enumeramos abaixo:

Backup simples

É uma cópia em formato PDF que possibilita um fácil acesso aos dados transmitidos e o Recibo de Entrega do ano anterior, podendo ser impressa, caso necessário.

Principais vantagens

  1. É facilmente lido por diversos programas e dispositivos, por ser salvo em um formato comum (PDF);
  2. Tem a facilidade de poder ser impresso e arquivado em um local seguro;
  3. Depois do arquivo ser salvo, existe a opção de protegê-lo com uma senha através de programas como o Adobe Acrobat e ferramentas online como o iLovePDF.

Principais desvantagens

  1. Por padrão, o arquivo possui um nível de segurança reduzido, devido à falta de encriptação;
  2. Como consequência, o arquivo possui diversos dados sensíveis que estão susceptíveis a serem expostos em caso de acessos não-autorizados ao arquivo;
  3. O formato não permite a importação dos dados para o programa do IRPF 2022, o que adiantaria parte do processo de preenchimento da Declaração do ano seguinte.

Backup do arquivo do Programa Gerador de Declaração (PGD)

Por outro lado, o arquivo do Programa Gerador de Declaração (PGD) do IRPF do ano anterior é um formato restrito, lido somente pelo programa da Receita.

Em contrapartida, além de provar a entrega da Declaração, posteriormente esse formato apresenta a facilidade de agilizar a inclusão dos dados no IRPF do ano seguinte.

Principais vantagens

  1. É um arquivo mais compacto que o formato PDF, utilizando menos espaço no disco;
  2. Pode ser lido somente pelo próprio Programa Gerador de Declaração (PGD), sendo assim, fornece maior segurança ao contribuinte;
  3. Como consequência do formato proprietário, garante o sigilo dos dados;
  4. Permite a importação do arquivo no programa do IRPF 2022, com a finalidade de adiantar a inclusão de diversos dados na Declaração do ano seguinte.

Principais desvantagens

  1. Não é possível a leitura dos dados de forma autônoma pelo contribuinte, pois o formato do arquivo é proprietário do Programa Gerador de Declaração (PGD) da Receita Federal;
  2. Dessa maneira, não pode ser impresso para ser arquivado de forma física.

Tutoriais passo-a-passo para o backup da Declaração do Imposto de Renda 2021 e Recibo de Entrega

É possível obter ambos os tipos de arquivos através de três diferentes meios:

Preparamos tutoriais para cada caso, portanto clique no que mais se encaixa às suas necessidades.

Backup simples

Uma cópia simples da Declaração do Imposto de Renda ou do Recibo de Entrega podem vir a calhar caso você precise imprimi-los para manter em um arquivo de documentos pessoais; além disso, serve para comprovar seu status de contribuição para o Leão a órgãos oficiais; contudo, nem todos sabem onde localizar o documento.

É possível obter esse documento:

  • Online, através do Portal e-CAC;
  • Offline, através do programa do IRPF para computador;
  • Através de dispositivos móveis (celular/tablet) via app IRPF.

A saber: Arquivos em PDF devem ser arquivados em um local seguro em virtude de sigilo fiscal, uma vez que podem ser lidos por uma infinidade de programas.

Online, através do Portal e-CAC

Em alguns passos, você conseguirá recuperar online os arquivos no Portal e-CAC, independentemente do local que havia usado para preencher a Declaração do IRPF em 2021:

  1. Acesse o Portal e-CAC e, em seguida, clique no botão em destaque para realizar o login através da conta GOV.BR. Ela é a mesma a mesma usada para acessar outros serviços do Governo Federal, por exemplo a Carteira de Vacinação do COVID-19 no ConnectSUS.
Captura de tela mostrando a página inicial do Portal e-CAC, com o botão “Entrar com GOV.BR” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Em seguida, realize o login no sistema do Governo Federal. Em virtude de uma maior segurança conferida a perfis dos níveis prata e ouro, a cópia completa da declaração somente é disponibilizada a pessoas que possuam contas nestes níveis. Para fazer o upgrade para uma conta prata, basta realizar o login através do internet banking de um dos bancos conveniados.
Captura de tela mostrando a página de login do sistema do Governo Federal “GOV.BR”, com os campos “CPF” e “Login com seu banco” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Logo após, no canto superior esquerdo do menu, abaixo de “Serviços em Destaque”, selecione “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.
Captura de tela mostrando a página inicial logada do Portal e-CAC, com a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Por fim, aparecerão o ano de 2021 e seu respectivo status de regularização com a Receita, bem como os demais anos de contribuição. Selecione o ano que deseja obter os arquivos, e em seguida clique nas opções “Cópia da Declaração” (habilitada para quem possui perfil níveis prata ou ouro) e “Cópia do Recibo de Entrega”.
Captura de tela mostrando a página “Meu Imposto de Renda”. Embaixo, o ano 2021 selecionado e as opções “Cópia da Declaração” e “Cópia do Recibo de Entrega” em destaque.
  1. Por fim, realize o download dos arquivos em PDF para seu computador ou algum outro lugar seguro. No entanto, lembre-se de que arquivos em PDF podem ser lidos por diversos programas, e sobretudo seu conteúdo deve ser resguardado por sigilo fiscal.
Captura de tela mostrando a opção de salvamento do arquivo. Em destaque, o botão “salvar”.
Créditos da imagem: Finclass.

Offline, através do programa do Imposto de Renda para computador

Veja abaixo um tutorial passo-a-passo de como salvar uma cópia em PDF da Declaração ou do Recibo de Entrega no Programa da IRPF para desktop, caso tenha o utilizado em 2021 para sua Declaração do IRPF:

  1. Abra o Programa Gerador de Declaração (PGD) da Declaração do Imposto de Renda de 2021.
  2. Logo após, deverá aparecer uma lista com as declarações enviadas através dele.
Captura de tela mostrando a página inicial do Programa Gerador de Declaração do Imposto de Renda para computadores de mesa.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Para salvar a Declaração enviada, clique no botão com um ícone de impressora e uma folha pautada saindo.
Captura de tela mostrando a página inicial do Programa Gerador de Declaração do Imposto de Renda para computadores de mesa, e o botão “Imprimir Declaração” em destaque. O botão tem o símbolo de uma impressora.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Em seguida, o programa irá perguntar se deseja salvar toda a declaração ou apenas partes dela. Selecione a opção de sua preferência e clique em “OK”.
Captura de tela mostrando a tela de opções de salvamento da declaração, e o botão com o texto “OK” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Logo após, o programa disponibilizará a pré-visualização da sua Declaração. Confirme seus dados e clique no ícone em formato de disquete para salvar. Selecione a pasta e clique em “salvar”, que se localiza no canto superior esquerdo.
Captura de tela de uma pré-visualização da Declaração, e o botão com o texto “Salvar” no canto superior esquerdo em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. O software então perguntará onde deseja guardar os arquivos. Selecione a pasta onde quer armazenar o documento e clique “salvar”.
Captura de tela mostrando a tela de salvamento de arquivos do computador, e o botão com o texto “Salvar” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Em seguida, para salvar o Recibo de Entrega, clique no botão com um ícone de impressora e uma folha saindo com um símbolo de confirmação (“tick”).
Captura de tela mostrando a página inicial do Programa Gerador de Declaração do Imposto de Renda para computadores de mesa, e o botão “Imprimir Recibo de Entrega” em destaque. O botão tem o símbolo de uma impressora.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Em seguida, o programa mostrará uma pré-visualização do seu Recibo de Entrega. Confirme seus dados.
Captura de tela de uma pré-visualização do Recibo de Entrega.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Logo após, desça a página e confirme que há os dados de entrega com um protocolo da Receita Federal, antes de clicar no botão “salvar”, que está no canto superior esquerdo da tela.
Captura de tela de uma pré-visualização do Recibo de Entrega, com o protocolo de entrega e o botão com o texto “Salvar” no canto superior esquerdo em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. O programa então questionará onde deseja salvar os arquivos. Selecione a pasta e clique em “salvar”.
Captura de tela mostrando a tela de salvamento de arquivos do computador, e o botão com o texto “Salvar” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.

Através de dispositivos móveis (celular/tablet) via app IRPF

Independentemente do modo onde você declarou o IRPF 2021, é possível obter uma cópia em PDF da Declaração e do Recibo de Entrega no aplicativo oficial do IRPF para dispositivos móveis:

  1. Busque pelo aplicativo IRPF no seu dispositivo. Em síntese, para a versão móvel só existe um aplicativo. Ele compila todos os anos declarados, diferentemente do programa para computador, onde é lançada uma nova versão a cada ano.
Captura de tela mostrando a biblioteca de aplicativos, com o aplicativo “IRPF” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, uma tela de login parecida com a abaixo deverá aparecer:
Captura de tela mostrando a tela inicial do aplicativo IRPF, com o botão “Entrar com gov.br” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Realize o login utilizando sua conta GOV.BR, a mesma usada para acessar serviços do Governo Federal como o ConnectSUS e o FGTS.
  2. A seguinte tela deverá mostrar o status para o ano atual e os anteriores. Selecione a opção com o símbolo de positivo (+) na declaração do IRPF de 2021, conforme destacado abaixo:
Captura de tela mostrando a tela logada do aplicativo IRPF, com o botão com o sinal de positivo/mais em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Uma gama de opções deve ser exibida a seguir. Selecione então as opções “imprimir recibo” e “imprimir declaração”.
Captura de tela mostrando a tela logada do aplicativo IRPF, com os botões “Imprimir recibo” e “Imprimir declaração” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Em seguida, uma tela do seu navegador deverá surgir com uma pré-visualização do arquivo escolhido. Na parte de baixo, clique no ícone de compartilhar.
Captura de tela mostrando a pré-visualização do arquivo escolhido, com o botão “Compartilhar” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Por fim, uma tela nativa de seu sistema operacional do seu aparelho deverá surgir, questionando se deseja salvar os arquivos no próprio dispositivo ou enviá-los por e-mail ou Bluetooth. No entanto, arquivos em PDF podem ser lidos por um leque de programas e, ademais, eles devem ser arquivados em um local seguro por sigilo fiscal.
Captura de tela mostrando a pré-visualização do arquivo escolhido, com o seu título em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.

Backup do arquivo do Programa Gerador de Declaração (PGD) do Imposto de Renda

Esse tipo de arquivo concede aos contribuintes a conveniência de agilizar a inclusão dos dados na Declaração de Ajuste Anual do IRPF do ano seguinte, caso ele utilize a versão desktop do programa para declarar seu IR.

Você consegue obter estes arquivos:

  • Online, através do Portal e-CAC;
  • Offline, através do programa do IRPF para computador;
  • Através de dispositivos móveis (celular/tablet) via app IRPF.

Online, através do Portal e-CAC

É possível recuperar online o arquivo no Portal e-CAC, independentemente do método que havia utilizado para preencher a Declaração do IRPF em 2021:

  1. Acesse o Portal e-CAC e clique para realizar o login através da conta GOV.BR. Ela é a mesma a mesma usada para acessar outros serviços do Governo Federal como: o ConnectSUS, a Carteira de Trabalho Digital e o FGTS.
Captura de tela mostrando a página inicial do Portal e-CAC, com o botão “Entrar com GOV.BR” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Em seguida, faça o login através do CPF e senha cadastrados, ou através do login por bancos conveniados ao sistema do Governo.
Captura de tela mostrando a página de login do sistema do Governo Federal “GOV.BR”, com os campos “CPF” e “Login com seu banco” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Então, no canto esquerdo do menu, selecione “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.
Captura de tela mostrando a página inicial logada do Portal e-CAC, com a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Por fim, aparecerão 2021 e os demais anos anteriores com seus respectivos status. Clique no ano selecionado, e no menu abaixo do ano escolhido haverá a opção “Baixar Arquivo da Declaração Entregue”.
Captura de tela mostrando a página “Meu Imposto de Renda”. Embaixo, o ano 2021 selecionado e a opção “Baixar Arquivo da Declaração Entregue” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Faça o download para seu computador ou algum outro lugar seguro, por exemplo um pen drive pessoal, pois apesar de os arquivos em REC e DEC somente poderem ser lidos pelo programa do IRPF 2022 para desktop, seu conteúdo deve ser resguardado por sigilo fiscal. A saber: o título do arquivo começa com o número de CPF do contribuinte, com a finalidade de facilitar sua identificação.
Captura de tela mostrando a opção de salvamento do arquivo. Em destaque, o botão “salvar”.
Créditos da imagem: Finclass.

Offline, através do programa do Imposto de Renda para computador

Veja como recuperar o arquivo no Programa Gerador de Declaração (PGD) da IRPF para desktop, caso tenha utilizado ele em 2021 para preencher sua Declaração do IRPF:

  1. Em primeiro lugar, abra o software da Declaração do Imposto de Renda de 2021.
  2. Em seguida, uma lista com as declarações enviadas deverá aparecer. A saber: caso você tenha enviado a declaração apenas uma vez e não tenha precisado corrigir depois, o tipo será “original”. Por outro lado, caso tenha feito algum ajuste após a entrega, ela aparecerá como tipo “retificadora”.
Captura de tela mostrando a página inicial do Programa Gerador de Declaração do Imposto de Renda para computadores de mesa.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Logo após, clique no botão com um ícone de disquete para salvar o arquivo da Declaração.
Captura de tela mostrando a página inicial do Programa Gerador de Declaração do Imposto de Renda para computadores de mesa, e o botão “Gravar Cópia de Segurança e Recibo” em destaque. O botão tem o símbolo de um disquete.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Em seguida, o programa irá perguntar onde deseja guardar os arquivos. Selecione a pasta onde quer armazenar o documento e clique “salvar”.
Captura de tela mostrando a tela de salvamento de arquivos do computador, e o botão com o texto “Salvar” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. O software fará o devido salvamento e apresentará uma tela de confirmação.
Captura de tela mostrando a tela de confirmação de salvamento de arquivos do computador, com a mensagem “Gravação concluída com sucesso”.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. O programa terá gerado dois arquivos, um no formato REC e outro no formato DEC, no entanto ambos os formatos são reconhecidos somente pelo próprio programa do DIRPF. A saber: o título dos arquivos sempre começa com o número do CPF do contribuinte, a fim de facilitar sua identificação.
Captura de tela mostrando os arquivos salvos na pasta.
Créditos da imagem: Finclass.

Através de dispositivos móveis (celular/tablet) via app IRPF

Se você preencheu o IRPF 2021 no celular, tablet, ou até mesmo pelo PGD em seu computador, do mesmo modo também existe a opção de restaurar os arquivos.

Em síntese, demonstramos como recuperar o arquivo no aplicativo oficial do Imposto de Renda para mobile:

  1. Localize o aplicativo IRPF no seu dispositivo. Em suma, para a versão móvel só existe um aplicativo que compila todos os anos declarados, diferentemente do programa para computador, já que para desktop é lançada uma nova versão a cada ano.
Captura de tela mostrando a biblioteca de aplicativos, com o aplicativo “IRPF” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Ao inicializar o aplicativo pela primeira vez, deverá aparecer uma tela de login similar a esta:
Captura de tela mostrando a tela inicial do aplicativo IRPF, com o botão “Entrar com gov.br” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Faça o login com sua conta GOV.BR, a mesma utilizada para acessar serviços do Governo Federal como: ConnectSUS, a Carteira de Trabalho Digital e o FGTS.
  2. A tela seguinte deverá mostrar sua situação para o ano atual e os anteriores. Selecione a opção com o símbolo de “mais” (+) na declaração do Imposto de Renda de 2021, conforme aparece abaixo:
Captura de tela mostrando a tela logada do aplicativo IRPF, com o botão com o sinal de positivo/mais em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Um leque de opções deve ser exibido a seguir. Selecione a opção “compartilhar arquivos”.
Captura de tela mostrando a tela logada do aplicativo IRPF, com o botão “Compartilhar arquivos” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Uma tela do sistema operacional do seu aparelho deverá surgir em seguida, questionando se deseja salvar os arquivos no próprio dispositivo ou enviá-los por e-mail ou Bluetooth. Uma vez que os arquivos no formato REC e DEC podem ser lidos somente pelo programa do IRPF 2022 para desktop, é recomendável que envie para algum local que seja acessível através do seu computador, como um e-mail pessoal.
Captura de tela mostrando a tela de compartilhamento dos arquivos do celular, com o texto “2 Documentos” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.

DICA EXTRA: Como importar o arquivo do PGD do IRPF 2021 e ganhar tempo na Declaração do Imposto de Renda em 2022

Conforme mencionamos anteriormente, os arquivos no formato REC e DEC, gerados pelo Programa Gerador de Declaração (PGD) do IRPF, são reconhecidos somente pelo software da Receita.

Caso você tenha guardado o arquivo de 2021, montamos um tutorial passo-a-passo para conseguir importá-lo para o programa de 2022 e otimizar seu tempo no preenchimento das informações.

  1. Faça o download do Programa Gerador de Declaração (PGD) do Imposto de Renda de 2022. Ele pode ser obtido pelo seguinte link: Download do Programa de Imposto de Renda.
  2. Abra-o e clique na aba “Nova”, conforme demonstrado abaixo:
Captura de tela mostrando a página inicial do Programa Gerador de Declaração do Imposto de Renda para computadores de mesa, e a aba com o texto “Nova” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Em seguida, clique no botão “Iniciar Importando Declaração de 2021”:
Captura de tela mostrando o Programa Gerador de Declaração do Imposto de Renda para computadores de mesa, e o botão com o texto “Iniciar Importando Declaração de 2021” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Logo após, uma tela de seleção de arquivos aparecerá, onde será possível localizar a pasta onde foi arquivado o arquivo da Declaração de 2021 (formato DEC).
Captura de tela mostrando a tela de seleção de arquivos do computador, e o botão com o texto “OK” em destaque.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Em seguida, uma mensagem de confirmação deverá aparecer. Clique em OK para ser direcionado à Declaração de 2022.
Captura de tela mostrando a tela de confirmação de importação do arquivo para o programa de 2022, com a mensagem “Importação da declaração realizada com sucesso”.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Ao passo que o programa atualizar com a Declaração importada de 2021, confira a ficha “Identificação do Contribuinte” e certifique-se que os dados permanecem atualizados, conforme abaixo:
Captura de tela mostrando a página “Identificação do Contribuinte” do Programa Gerador de Declaração do Imposto de Renda para computadores de mesa. A questão “Houve alteração de dados cadastrais?” está destacada.
Créditos da imagem: Finclass.
  1. Então, na ficha “Bens e Direitos”, note que o campo “Situação em 31/12/2020” já vem preenchido com o manifestado na Declaração do IRPF 2021, mas o campo “Situação em 31/12/2020” não é atualizado automaticamente. Não se esqueça de fazer os devidos ajustes para não cair na malha fina!
Captura de tela mostrando a página “Bens e Direitos” do Programa Gerador de Declaração do Imposto de Renda para computadores de mesa. Os campos “Grupo”, “Código” e “Situação em 31/12/2021” estão destacados.
Créditos da imagem: Finclass.

“As dicas foram úteis, mas tenho medo de errar na hora de declarar o Imposto de Renda. E agora?”

Imagem do professor Jhonny Martins. Ele tem a pele bronzeada, cabelos e olhos escuros e barba por fazer. Ele está sorrindo, vestindo uma camiseta preta e pulseira azul no braço direito. Está sentado com um computador à sua frente e uma mão sobre a outra.
Créditos da imagem: Finclass.

Se você já declarava o Imposto de Renda antes, mas não possuía investimentos, ou se é sua primeira vez e está perdido(a), nós da Finclass preparamos esses posts para te auxiliar na declaração do IRPF 2022:

Mas se chegou a hora de prestar contas com o Leão e você travou na frente do seu computador, não se preocupe.

Está no ar em nossa plataforma uma série especial de aulas teóricas e práticas sobre Imposto de Renda com Jhonny Martins.

Jhonny é vice-presidente da SERAC Contabilidade e estrategista tributário com 20 anos de experiência no currículo.

Em suas aulas, ele explica a lógica que existe por trás da Declaração do Imposto de Renda e não apenas, ele ensina o passo-a-passo da declaração de cada classe de ativos no IRPF 2022.

Não apenas uma declaração de Imposto de Renda bem-feita te faz pagar menos imposto, como também pode fazer você receber uma parte do seu dinheiro de volta.

Assine já a Finclass e não perca as aulas de Jhonny Martins sobre o IRPF 2022 com ele que é uma autoridade quando a questão é Imposto de Renda para investidores.


Hugo Gonçalves
Hugo Gonçalveshttps://finclass.com/
Hugo é copywriter no Grupo PRIMO. Trabalha com finanças há mais de 7 anos.
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments