InícioInvestimentosMétodo ARCA: Saiba como investir com o Primo Rico

Método ARCA: Saiba como investir com o Primo Rico

Se você é novo no mercado financeiro, deve ouvir toda hora como é importante você diversificar.

Mas afinal, o que essa palavra significa?

Diversificação significa diminuir o risco dos seus investimentos. Pois quanto mais concentrado é a sua carteira, mais chances os seus ativos caírem ou subirem muito. É isso o que dizem os estudos de Ehrhardt e Brigham.

Saca só esse gráfico, que relaciona a quantidade de ativos e o risco total da carteira:

Gráfico, Gráfico de linhas

Descrição gerada automaticamente

Vamos falar um pouco mais dele mais para baixo, mas é imprescindível que você saiba escolher uma boa seleta de ativos o quanto antes, pois isso pode te ajudar a diminuir consideravelmente seu risco.

E dentro do mercado financeiro brasileiro, um dos métodos de diversificação que mais foi popularizado foi o método ARCA criado pelo Thiago Nigro, mais conhecido como Primo Rico.

Mas o que é este método, e como ele funciona na prática? É isso que vamos discutir hoje.

Neste artigo, você verá:

  • Quem é Thiago Nigro?
  • O que é o método ARCA do Thiago Nigro?
  • Como funciona a ARCA do Thiago Nigro?
  • Quais os benefícios da estratégia ARCA?

Vamos lá!

Quem é Thiago Nigro?

Thiago Lolkus Nigro é fundador do canal de YouTube O Primo Rico. Ele decidiu criar seu canal lá em 2016, com um único objetivo: educar as pessoas sobre como investir melhor seu dinheiro.

Homem com camisa xadrez

Descrição gerada automaticamente

Hoje, ele é o maior influenciador de finanças do mundo, com mais de 6 milhões de inscritos no YouTube e 300 milhões de visualizações em seus vídeos.

Além disso, é sócio hoje do Grupo Primo – empresa que possui diversos outros produtos de finanças, negócios e marketing digital.

Dentre esses produtos, podemos listar:

  • Finclass, plataforma streaming de educação financeira.
  • Curso do mil ao milhão.
  • Staage, plataforma streaming de marketing digital.
  • MBAs com profissionais renomados do mercado.
  • Primocast, podcast no segmento de finanças e negócios.

Além disso, escreveu o livro “Do mil ao milhão”, sendo o livro mais vendido no Brasil em 2021 no segmento de negócios.

O que é o método ARCA do Thiago Nigro?

O método ARCA é um método de diversificação de portfólio nomeado pelo Thiago Nigro. É basicamente um acrônimo formado por 4 classes de ativos:

– Ações e Negócios

– Real Estate (mercado imobiliário)

– Caixa (Renda fixa)

– Ativos internacionais

Segundo um estudo feito pela Spiti, o método ARCA se provou não só no Brasil, mas em diversos outros países. Saiba quais países foram analisados:

  • Alemanha;
  • Austrália;
  • Brasil;
  • China;
  • Estados Unidos;
  • Japão;
  • México;
  • Reino Unido;
  • Turquia.

A – Ações e Negócios

A letra A significa ações e negócios. Ou seja, seu dinheiro deve estar investido em empresas. Entretanto, é importante ficar claro que investir em ações não é apenas a Bolsa de Valores.

Afinal, investir em um empreendimento seu como um restaurante, um salão de beleza ou uma loja de conveniência também está dentro da classe de ações. O importante é você entender que investir em ações é ter uma participação societária em alguma empresa.

R – Real Estate

Já a próxima classe envolve investimentos mais tangíveis, ou seja, físicos. E o mercado imobiliário é muito importante para o método ARCA para garantir uma carteira diversificada.

Ao alocar seu patrimônio nesse mercado, você pode escolher comprar fundos imobiliários, que são o ativo mais líquido desse mercado, ou pode optar por comprar imóveis inteiros.

Fotos grátis de Horizonte

Com isso, você pode explorar o ganho financeiro por meio de terras e negócios imobiliários, aproveitando possíveis grandes rentabilidades no longo prazo.

Claro que, justamente pela facilidade e pela liquidez, o próprio Thiago Nigro prioriza comprar fundos imobiliários na sua carteira. Além disso, tem mais um benefício que torna os FIIs mais atrativos do que os imóveis:

Os lucros distribuídos pelos fundos (dividendos) são isentos de Imposto de Renda. Já o aluguel que você ganha de um inquilino não.

Isso significa que você terá mais dinheiro no seu bolso no final do dia.

C – Caixa (Renda Fixa)

Entenda o caixa como uma reserva de oportunidade. Isso significa que você deve deixar uma parte do seu dinheiro em investimentos mais seguros e fáceis de resgatar do que em outros ativos, pois você pode tanto aproveitar uma oportunidade de compra no mercado.

Ter dinheiro no caixa permite que você mantenha sua sanidade ao ter dinheiro para essas oportunidades inesperadas, ou para algum momento de dificuldades.

Por isso, o mais recomendado é que você aplique o seu caixa em títulos de renda fixa. Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs, por exemplo.

A – Ativos Internacionais

Essa última classe é muito importante para você proteger seu dinheiro do país em que você mora, pois não adianta diversificar seu patrimônio só no Brasil. Afinal, existem muitas outras oportunidades lá fora.

Estamos falando de investir nos Estados Unidos, nos países da Europa, Ásia, Oceania, entre outros. É importante ter um dinheiro alocado fora do Brasil, pois as oportunidades não vivem apenas aqui.

Expor sua carteira ao mercado internacional (especialmente ao dólar) vai não só te dar mais segurança, como te mostrar novas oportunidades que você não vê aqui no Brasil.

Como funciona a Arca do Thiago Nigro?

Como você viu acima, o seu patrimônio deve ser dividido em 4 partes: ações, imóveis, renda fixa e ativos internacionais.

Isso significa que cada classe terá 25% do seu dinheiro para que ela fique balanceada.

Diagrama

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Essa divisão é uma regra?

Não. Você não precisa seguir os 25% a risca. O próprio fundo de previdência ARCA criado pela Grão não segue essa divisão por questões burocráticas, claro.

Gráfico, Gráfico de pizza

Descrição gerada automaticamente

Mas o Thiago Nigro diz que você não deve deixar uma classe ser maior do que 40%, ou menor do que 10%.

Uma classe de ativos pode ser diversificada?

Não só pode como deve!

Quanto mais diversificado for o seu portfólio, menos risco você terá. Portanto, saiba como dividir seu dinheiro até dentro das classes de ativos.

  • Quais setores da B3 você deve investir em ações e qual a porcentagem?
  • Quanto você deve ter em galpões, escritórios e shoppings na sua carteira de FIIs?
  • Como dividir a renda em títulos públicos e privados, além de saber quais títulos comprar?
  • Quantos países são o suficiente para eu montar minha carteira global?

Essas são algumas coisas que você precisa ter em mente quando vai diversificar dentro das classes. E pode ter certeza de que, quando você souber tudo isso, terá uma carteira blindada contra qualquer crise.

E para isso, recomendamos que você procure uma casa de análise de investimentos, e que já faça essas recomendações.

Quais os benefícios da estratégia ARCA?

Agora que você entendeu como funciona o método da ARCA, nós iremos te apresentar alguns benefícios que você ganha ao utilizar essa estratégia. Confira abaixo:

Simplicidade

A primeira vantagem do método ARCA é que se trata de um método muito simples de ser entendido, além de ser facilmente aplicado.

As 4 classes de ativos são compostas em coisas que estão no dia a dia do brasileiro. Além de que todos os itens são acessíveis para o público, e com um baixo investimento você já pode ter uma carteira diversificada.

Permite aproveitar oportunidades

O bom do método ARCA é que você terá uma boa quantidade de dinheiro reservado para você aproveitar oportunidades de ouro que podem surgir ao longo do tempo.

O C do acrônimo da ARCA é de caixa, o que significa que 25% do seu patrimônio estará disponível para algum ativo que estiver descontado, ou até mesmo uma empresa que está abrindo capital na Bolsa de Valores através de um IPO.

Risco reduzido

Como mostramos mais acima, quanto mais diversificada uma carteira é, menor tende a ser o risco dela.

E o método ARCA é perfeito para você que quer proteger seu dinheiro de eventuais crises, ou até do próprio risco não-sistêmico.

Confuso? Vamos explicar.

No mercado financeiro, existem dois tipos de riscos: o sistêmico e o não-sistêmico.

O risco sistêmico envolve o risco do mercado no geral. Isto é, um colapso no sistema financeiro ou de capitais, uma grande variação nas taxas de juros ou de câmbio de um país. Certamente, não é algo que você pode controlar.

Já o risco não-sistêmico é o risco referente a uma empresa ou setor específico da economia. Esse tipo de risco pode ser muito bem controlado através de uma ferramenta: a diversificação.

Vamos retomar o gráfico de Ehrhardt e Brigham que vimos lá em cima:

Gráfico, Gráfico de linhas

Descrição gerada automaticamente

Percebe como a diversificação faz muita diferença, no final das contas? E pode ter certeza de que o método ARCA te ajudará a ter uma carteira blindada contra as grandes crises.

Conclusão

Parabéns por ter completado este artigo!

Você finalmente entendeu como o método ARCA funciona, e está pronto para ter uma carteira de investimentos protegida, e que vai te garantir a segurança do seu dinheiro que você tanto almeja.

Mas não se esqueça: não adianta saber o que é o método ARCA, pois você ainda precisa investir dentro de cada classe. Se você comprar ações de uma empresa só, ou cotas de apenas um fundo imobiliário, você não estará diversificando.

Por isso, conte sempre com a ajuda de profissionais que vão te ensinar o caminho certo rumo à independência financeira.

Na Finclass, você encontrará os melhores professores do mundo inteiro por um preço super acessível. 

Até mais!

TedDuarte
TedDuarte
Economista formado e conteudista da Finclass.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments