InícioInvestimentosGlossárioTicker: o que é um ticker, para que serve e como interpretar?

Ticker: o que é um ticker, para que serve e como interpretar?

PETR4, MGLU3, ITUB4. Esses são apenas alguns dos códigos que vários investidores iniciantes se deparam e ficam desesperados por não entender o que isso significa.

Afinal, não são apenas diversas empresas que você vai encontrar na bolsa, como outros tipos de investimentos que terão códigos bem diferentes.

E se você já está ficando maluco de ver tantos códigos diferentes, pode ficar tranquilo. Neste artigo, vamos te explicar detalhe por detalhe tudo que você precisa saber sobre os tickers para nunca mais se perder na Bolsa de Valores.

Neste artigo, você verá:

  • O que é um Ticker?
  • Como é composto esse código?
  • Qual o objetido do Ticker?
  • Como é o Ticker no mercado de Opções de ações?
  • Como interpretar os tickers?
  • Como descobrir o ticker de uma ação?

Vamos lá!

Interface gráfica do usuário, Site

Descrição gerada automaticamente

O que é Ticker?

O ticker é um código formado por 4 letras maiúsculas e 1 número, e que representam o nome de um ativo listado na B3 – A Bolsa de Valores Brasileira. Este ativo pode ser uma ação de empresas, fundos imobiliários, fundos de índice (ETFs), BDRs (Brazillian Depositary Receipts), entre outros que você conhecerá ao longo deste artigo.

Em resumo, o primeiro passo para começar a investir dinheiro na bolsa de valores é saber qual o código do ativo que você comprar. Ao descobrir, basta colocar o código no Home Broker na plataforma da sua corretora e acompanhar o seu preço, a sua rentabilidade e até mesmo o livro de ofertas – isto é, o livro que mostra a quantidade de compra e venda do ativo.

Para ficar mais claro, vamos mostrar um exemplo na prática. Para fins didáticos, vamos selecionar a Petrobras (PETR4) e utilizar a plataforma da XP Investimentos.

Ao entrar na sua conta, clique em Home Broker.

Após isso, abrirá uma nova aba com várias coisas na sua tela, mas não se assuste. Basta acompanhar este passo a passo.

Clique no primeiro ícone no canto superior esquerdo chamado “Ordens”, e aparecerá um quadrado para você pesquisar o ativo.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Agora, pesquise por PETR4 e selecione o ativo correto. Você verá que possui outros códigos como PETRPF23, PETRPZ22, etc. Entretanto, selecione o PETR4. Mais para frente iremos explicar os outros tickers.

Tela de um aparelho eletrônico

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Após fazer isso, você poderá ver várias ofertas de compra e venda de diversos investidores. É assim que você usa o ticker para investir pelo Home Broker! Simples, não é?

Tela de jogo de vídeo game

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Como é composto esse código?

É muito importante entender o que significa o código do ticker e a sua composição. Afinal, você pode acabar comprando algo que não gostaria de comprar.

Aqui no Brasil, o ticker é formado por letras e números. As letras representam a razão social (isto é, o nome registrado em cartório quando uma empresa faz o CNPJ). O da Petrobras é PETR, como vimos acima. O do Banco Itaú é ITUB, e assim por diante.

Já os números representam uma grande diferença no tipo de ação, pois ele vai definir se é uma ação ordinária (que dá direito a votos em Assembleias), uma ação preferencial (que dá direito a dividendos preferencialmente), ETFs ou Fundos Imobiliários, entre outros. 

Confira abaixo uma tabela que fizemos mostrando os principais números que você vai encontrar na bolsa:

NúmeroTipo de ação
1Ativos que possuem direito de subscrição (direito que o investidor ganha de participar do processo de aumento de capital da empresa que ele investe) a uma ação ordinária.
2Representa o direito de subscrição a uma ação preferencial.
3Indica que o ativo é uma ação ordinária (VALE3, por exemplo.)
4Representa um ativo que possui ação preferencial (PETR4, por exemplo).
5 a 8Representam ações preferenciais de classe A, B, C e D, respectivamente.
9Representa uma subscrição da ação ordinária (a diferença dessa para o 1 é que esse indica que o direito de subscrição foi efetivamente exercido, e é a transição do ticker 1 para o código normal da ação, o 3).
10Representa uma subscrição de ação preferencial.
11O número 11 representa fundos de índice (ETFs), Fundos Imobiliários e algumas BDRs.
32, 33, 34 e 39BDRs no geral, em diferentes níveis.
Interface gráfica do usuário, Site

Descrição gerada automaticamente

Qual o objetivo do Ticker?

O ticker serve para facilitar a vida dos investidores. Ele ajuda na visualização e consulta dos ativos na Bolsa para que haja uma padronização do mercado financeiro, e que não gere tanta confusão.

Como mostramos mais acima, através do ticker você pode ver todas as informações que precisa de um ativo. Até mesmo se pesquisar no Google, por exemplo, aparecerá muito mais informações sobre o título!

Tela de celular com aplicativo aberto

Descrição gerada automaticamente
Foto: Google

Como é o Ticker no mercado de Opções de ações?

Agora, se você investe em opções, é bom entender que elas são um caso diferente. Os tickers das opções são compostos por 5 letras, e a última representa o vencimento da opção. Vamos dar um exemplo:

A PETRD40 é o símbolo das opções para Petrobras (PETR) que possuem um vencimento para abril por 35 reais. 

Já o ITUBX38 é o símbolo das opções para Petrobras (PETR) com vencimento em dezembro por 38 reais.

Confuso? Calma. Fizemos uma tabela para você não se perder na hora de procurar o ticker de alguma opção:

MêsCompra (Call)Venda (Put)
JaneiroAM
FevereiroBN
MarçoCO
AbrilDP
MaioEQ
JunhoFR
JulhoGS
AgostoHT
SetembroIU
Outubro JV
NovembroKW
Dezembro LX

Como interpretar os tickers?

Nós abordamos como funciona a composição dos tickers aqui no Brasil – que é basicamente uma junção de letras e números para que seja mais fácil identificar uma ação. 

Agora, vamos falar de alguns detalhes extremamente importantes e específicos que você também precisa saber:

Mercado fracionário

É importante deixar bem claro que algumas ações são vendidas em lotes. O lote padrão é de 100 unidades. No geral, torna um pouco menos acessível aos investidores com baixo dinheiro. Comprar um lote de uma ação que custa R$ 20 vai desembolsar do seu bolso R$ 2000.

E para isso, a Bolsa criou um novo tipo de ação para caso você queira comprar quantidades de ações menores (entre 1 e 99). A única coisa a ser feita é acrescentar o F no final do ativo.

Seguindo o exemplo da Petrobras que demos acima, você pode observar que existe o ticker PETR4F no Home Broker. É só clicar nele e escolher a quantidade de ações que você deseja comprar, entre 1 e 99!

Tela de um aparelho eletrônico

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Mercado futuro

Outro tipo de ativo negociado na Bolsa e que confunde muitos investidores, são os contratos futuros.

Basicamente, este tipo de contrato permite com que você faça a negociação de um ativo em uma data futura. Muitos investidores fazem isso com dois propósitos: alavancar seu dinheiro (investir mais do que você tem), ou de praticar hedge (proteger seu patrimônio de flutuações).

Ele é muito semelhante com o mercado de opções. A diferença é que, no mercado futuro, você é obrigado a realizar o contrato de compra ou venda feito. Já o mercado de opções te dá a opção de realizar o seu direito ou não.

Nesse mercado você encontrará contratos de negociações de diversos tipos de produtos: commodities, moeda estrangeira, gado, entre outros.

O seu ticker é representado por 6 caracteres: 4 letras e 2 números. O padrão do ticker é AAAMNN, e significa:

  • AAA: o ativo negociado
  • M: Mês de vencimento
  • NN: Ano de vencimento

Os meses são representados por letras do alfabeto assim como o mercado de opções. Confira a tabela abaixo para saber qual é a letra para cada mês:

CódigoMês de vencimento
FJAN
GFEV
HMAR
JABR
KMAI
MJUN
NJUL
QAGO
USET
VOUT
XNOV
ZDEZ

Você pode encontrar os ativos do mercado futuro no site da B3.

Mercado exterior

Investir em ativos fora do Brasil pode ser um pouco mais difícil para você. Afinal, cada país adota uma forma de classificação dos ativos de uma forma diferente.

Mas como a grande maioria dos investimentos são direcionados ao mercado financeiro americano por ser o maior do mundo, é o que você verá de mais comum ao investir lá fora.

Nos Estados Unidos, o padrão para indicar qual é o ativo varia até 4 letras, o que vai depender da bolsa que você investir (os Estados Unidos possuem mais de 1 bolsa).

Aqui vão alguns exemplos de tickers nos EUA:

  • GOOGL – Google (Nasdaq)
  • AA – Alcoa (NYSE)
  • META – Facebook, agora conhecido como Meta (Nasdaq)
  • C – Citygroup (NYSE)

Além disso, os americanos também indicam o tipo de ação nos tickers. A diferença é que lá eles utilizam letras.

No NYSE esse código é conhecido como “behind the dot” (na tradução livre, atrás do ponto) e na Nasdaq é conhecido como “quinta letra”.

Como descobrir o ticker de uma ação?

É muito simples descobrir o ticker de uma ação. Ao pesquisar pela plataforma da sua corretora de investimentos ou até mesmo no Home Broker, você poderá encontrar facilmente o ticker da empresa que quer investir.

E se mesmo assim, você não encontrar na barra da pesquisa, você pode acessar o site oficial da B3 e pesquisar nele mesmo.

Uma imagem contendo Padrão do plano de fundo

Descrição gerada automaticamente

Conclusão

Parabéns por ter lido este artigo! Valeu a leitura?

Agora que você terminou, você está muito mais preparado. Afinal, você sabe tudo que precisa sobre o que é um ticker, para que serve e como interpretá-los.

Sempre que for pesquisar o nome de uma empresa na plataforma da sua corretora ou no Home Broker, lembre-se da Finclass, viu?

E mais do que isso, lembre-se da gente sempre que tiver dúvidas sobre algum assunto do mercado financeiro: seja ações, fundos de investimento, fundos imobiliários, entre outros.

Isso porque a Finclass não é apenas um blog: somos a maior plataforma de educação financeira do Brasil, e reunimos os melhores dos melhores para te ensinar sobre investimentos, e economizar alguns anos na sua jornada rumo a independência financeira.

É só clicar na imagem abaixo para saber mais!

Interface gráfica do usuário, Site

Descrição gerada automaticamente
TedDuarte
TedDuarte
Economista formado e conteudista da Finclass.
RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments